Lançado o livro
NAVIO MISTÉRIO
A nau do trato
Lançado o livro NAVIO MISTÉRIO – A nau do trato
Após o lançamento da obra no dia 23 de setembro, o livro estará disponível em breve para consulta em nossa biblioteca digital. O lançamento ocorreu no auditório do Centro Científico Cultural de Macau e foi apresentado pelas autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. O evento também contou com as presenças ilustres do Presidente da Fundação Jorge Álvares, Gen. Garcia Leandro e da Presidente do CCCM, Carmen Amado Mendes.
Assista a apresentação do livro no CCCM
Confira as fotos da apresentação do livro no CCCM

APRENDA CONOSCo
BIBLIOTECA DIGITAL
BIBLIOTECA DIGITAL FUNDAÇÃO JORGE ÁLVARES
Com vista a fomentar o contacto das camadas mais jovens com a história, a cultura e os costumes e tradições da China e de Macau a Fundação Jorge Álvares promoveu em 2014 o projeto Biblioteca Digital Fundação Jorge Álvares.
A Biblioteca Digital foi produzida pelo CITI – Centro de Investigação para Tecnologias Interativas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e constitui uma plataforma digital com recursos multimédia associados que integra livros da Escola Portuguesa de Macau sobre a história e cultura de Macau e da China.
Trata-se de uma plataforma inovadora que agrega conteúdos temáticos compilados em coleções. A navegação é dinâmica e proporciona ao visitante múltiplas formas de recombinar a informação e construir o seu próprio ambiente de aprendizagem. Os textos são enriquecidos com animações, vídeos e aplicações interativas que contribuem para a experiência do utilizador e para a consolidação do saber.
A Biblioteca Digital constitui um importante veículo para o conhecimento da história e da cultura da China e de Macau, para a interação professor-aluno ou pai-criança, bem como para o intercâmbio entre escolas, designadamente das escolas nacionais com a Escola Portuguesa de Macau. Com esta iniciativa da Fundação Jorge Álvares os professores e as escolas de todo o país passaram pela primeira vez a ter disponível um website que reproduz, de forma animada e adequada às idades a que se dirige, a história e os costumes de Macau e da China.
O público-alvo inicial desta iniciativa foram os alunos do 1.º e 2.º ciclos de ensino, com as temáticas História de Macau (4 livros), Tradições de Macau e da China (6 livros) e Como é Macau (13 livros). A Biblioteca Digital foi entretanto alargada, em 2015, com a temática Civilização e Cultura – China e Macau (10 livros), destinada preferencialmente aos alunos do 3º. ciclo de ensino. No corrente ano, a Biblioteca foi de novo alargada com 8 livros digitais dedicados à temática “Contos e Lendas”. À excepção dos contos e lendas de Portugal, bem como o conto sobre Sun Yat-Sen e as Ruínas de S. Paulo, todas estas temáticas até agora publicadas na Biblioteca Digital têm por base manuais da Escola Portuguesa de Macau.
O acesso à Biblioteca Digital FJA pode ser efectuado em:
www.fundacaojorgealvares-bibliotecadigital.com, ou https://www.facebook.com/BibliotecaDigitalFJA.
Estão actualmente publicados os seguintes livros na Biblioteca Digital Fundação Jorge Álvares:
– História de Macau:
– Origens de Macau,
– Os primeiros portugueses em Macau,
– Os primeiros portugueses na China, e
– A China hoje
– a República.
– Tradições de Macau e da China:
– Tradições, Feriados e Festividades,
– Histórias e Lendas,
– Macau Património Mundial da Unesco,
– Monumentos em estilo tradicional chinês,
– Monumentos em estilo tradicional português, e
– Igrejas.
– Como é Macau:
– Macau na Ásia e no Mundo,
– Características naturais de Macau,
– Relevo e meios aquáticos,
– Clima, estações do ano e tempestades,
– Fauna e Flora,
– A qualidade do ambiente,
– Meios de transporte e comunicações,
– Instituições e serviços,
– Actividades económicas,
– Órgãos políticos da RAEM,
– Símbolos,
– Naturalidade e nacionalidade, e
– Macaenses no mundo.
– Civilização e Cultura – China e Macau:
– A Civilização do Rio Amarelo,
– Escolas filosóficas chinesas,
– As Viagens de Marco Polo,
– Os portugueses em Macau,
– As primeiras instituições de Macau,
– O Comércio Europeu na China e na Ásia do Sudoeste,
– Macau na época da guerra do ópio,
– O fascínio dos europeus pela China no final Século XIX,
– Macau no século XX, e
– Cronologia
– Contos e Lendas:
– Cobra branca
– Pranto na Grande Muralha
– Amor entrelaçado
– O poço dos ananases
– Os amores de D. Pedro e D. Inês
– A princesa que levou o chá para Inglaterra
– Quem era Sun Yat-Sen, e
– As Ruínas de S. Paulo, um dos símbolos de Macau
A Biblioteca Digital inclui igualmente o livro de aventuras Missão Impossível, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, outra iniciativa da Fundação, levada inicialmente a cabo em separado com o mesmo objectivo.
Partindo de uma garrafa de porcelana azul e branca da China encomendada por Jorge Álvares em 1552, de que a Fundação é proprietária e pode ser vista no Museu do Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa, as autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada desenvolvem no livro, destinado à mesma faixa etária da Biblioteca Digital, uma aventura em que ressalta a vida de Jorge Álvares no Oriente naquela época, os seus amigos bem como as lendas e os animais míticos chineses.
Desta edição, não comercial, foram em 2014 oferecidos pela Fundação Jorge Álvares vinte seis exemplares a cada biblioteca de todas as escolas do país, constituindo um importante instrumento para fomentar o conhecimento da história, cultura e lendas da China e de Macau, bem como para a organização na escola de trabalhos de grupo.