Imprensa
MACAU NAS RELAÇÕES CULTURAIS LUSO-CHINESAS PROMOVIDAS PELA FJA | ARTIGO DE OPINIÃO DR. JORGE RANGEL

Artigo de opinião sobre as principais realizações da FJA no último semestre, no âmbito dos seus objectivos estatutários, que visam, primordialmente, o desenvolvimento de relações de “cooperação entre Portugal e a Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), mantendo vivos os laços multisseculares existentes entre Portugal e a República Popular da China, de que Macau foi a manifestação mais significativa”.
Fonte: https://jtm.com.mo/opiniao/macau-nas-relacoes-culturais-luso-chinesas-promovidas-pela-fja/
ARTIGO DE OPINIÃO DO DR. JORGE RANGEL SOBRE INAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA FJA NO CCCM

A instalação e abertura da Biblioteca Fundação Jorge Álvares num espaço nobre recuperado no conjunto de edifícios pertencentes ao Centro Científico e Cultural de Macau, instituto público do Estado Português criado em Lisboa, em 1999, por iniciativa do Governador Vasco Rocha Vieira, marcou o arranque, que se considera auspicioso, do novo ano de actividades da Fundação, cuja promoção e divulgação ganharam maior fôlego com a publicação do seu novo boletim informativo mensal, lançado em Dezembro passado, em formato electrónico e com ampla difusão.
Fonte: https://jtm.com.mo/opiniao/biblioteca-marca-inicio-auspicioso-novo-ano-para-fja-para-cccm/
CCCM | INAUGURADA NOVA BIBLIOTECA FUNDAÇÃO JORGE ÁLVARES

As novas instalações da Biblioteca Fundação Jorge Álvares do Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM) foram inauguradas na passada segunda-feira. No acervo, existem mais de 27 mil registos bibliográficos em catálogo, que incluem 40.000 ‘slides’ e 5.000 fotografias e ainda uma colecção com 7 mil microfilmes, que guardam mais de 50 mil documentos
Fonte: https://hojemacau.com.mo/2022/12/21/cccm-inaugurada-nova-biblioteca-fundacao-jorge-alvares/
VIAJAR DE LISBOA A MACAU SEM SAIR DA BIBLIOTECA

Fundado em 1999, no momento em que Portugal deixava a administração de Macau, o Centro Científico e Cultural dedicado àquele território tem, desde esta segunda-feira, uma biblioteca renovada (Biblioteca FJA) e com novas possibilidades de pesquisa. Um mundo a descobrir por investigadores e público em geral.
Fonte: https://www.dn.pt/sociedade/viajar-de-lisboa-a-macau-sem-sair-da-biblioteca–15516206.html
2ª EDIÇÃO DO FÓRUM DOS REITORES ACONTECEU ESTE FIM DE SEMANA EM MACAU

Realizou-se este fim de semana a 2.a Edição do Fórum dos Reitores das Instituições do Ensino Superior da China e dos Países de Língua Portuguesa (PLP), co-organizado pela Direcção dos Serviços de Educação e Juventude do Governo da RAEM e a Aliança para Formação de Quadros Bilingues Qualificados nas Línguas Chinesa e Portuguesa. A conferência atraiu mais de 200 académicos e audiências online da China continental, Hong Kong, Macau e países de língua portuguesa.
LÍNGUA PORTUGUESA EM ALTA NA UNIVERSIDADE DE JINAN

Na Universidade de Jinan, o curso opcional de conhecimentos gerais sobre a língua portuguesa, o qual já decorreu durante sete semestres lectivos consecutivos desde 2019, vai começar. Segundo o presidente do Instituto de Investigação de Macau da Universidade de Jinan, tem vindo a aumentar o número de alunos que escolheram este curso.
Fonte: https://jtm.com.mo/local/lingua-portuguesa-em-alta-na-universidade-de-jinan/
UNIVERSIDADE DE MACAU ADQUIRIU MANUSCRITO DE EMBAIXADA LUSA À CHINA HÁ 300 ANOS

A Universidade de Macau adquiriu um raro manuscrito português com o relatório da embaixada enviada pelo rei D. João V à China em 1725, que irá ser traduzido para chinês para facilitar a pesquisa académica. O Vice-Reitor Rui Martins afirmou que será compilado um livro e que o mesmo estará disponivel online.
HENGQIN VAI ABRIGAR CENTRO DEDICADO AO COMÉRCIO CHINA-PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Um Centro de Comércio Internacional China-Países de Língua Portuguesa (PLP) vai ser construído na Zona de Cooperação em Profundidade Guangdong-Macau , em Hengqin, segundo um anúncio realizado durante o Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre China e PLP.
UNIVERSIDADE DE SÃO JOSÉ EM MACAU VAI CRIAR INCUBADORA SINO-LUSÓFONA

A Universidade de São José (USJ) quer criar, até setembro do presente ano, uma incubadora de negócios para atrair ‘startups’ dos países de língua portuguesa e ajudar empresas de Macau a apostar nos mercados lusófonos.
Obras de autores Portugueses chegam a 38 escolas de Macau

A segunda edição do Festival Literário e Cultural do Instituto Português do Oriente (IPOR) anunciou que vai oferecer a 38 escolas primárias e secundárias de Macau publicações infantojuvenis portuguesas, nas versões original e chinesa.
“Há muita procura pelos talentos que saibam falar a língua Portuguesa”

A Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim quer combater a falta de conhecimento entre as culturas chinesa e portuguesa. Foi por isso que aderiu ao Mapas do Confinamento – que agrega e difunde artistas lusófonos. A diretora do Departamento de Português, Fangfang (Diana) Zhang, acredita que esta é uma forma de contribuir para a aproximação entre os dois mundos.
Divulgado o Boletim Lusitano Primavera 2022

O Clube Lusitano da Califórnia divulga o volume 31 número 4 do Boletim Lusitano – edição Inverno de 2021.
O boletim encontra-se disponível para consulta.
A ponte académica sobre o Rio das Pérolas

A Fundação Jorge Álvares planeia lançar uma ferramenta digital no próximo mês para incentivar mais portugueses a estudar em universidades chinesas e locais, bem como asiáticos a estudar em Portugal. Da Universidade de Macau, o Professor Júlio Jatobá realça a importância desta iniciativa na atração de pessoal qualificado. Já Sara Augusto, da Universidade Politécnica, sublinha que o portal digital pode originar uma cooperação de sucesso entre Portugal e Macau em diversas áreas da investigação académica.
Fonte: https://www.plataformamedia.com/2022/03/25/a-ponte-academica-sobre-o-rio-das-perolas/
Ocorreu o seminário sobre intercâmbio e cooperação Sino-Lusófona na área de ciência e tecnologia

Para implementar empenhadamente as estratégias de desenvolvimento e promover a construção do centro internacional de inovação tecnológica da Grande Baía e do corredor da ciência e tecnologia e da inovação Guangzhou-Shenzhen-Hong Kong-Macau, a Direcção dos Serviços de Economia e Desenvolvimento Tecnológico (DSEDT) organizou o “Seminário sobre Intercâmbio e Cooperação Sino-Lusófona na área de Ciência e Tecnologia”.
A Casa de Macau em Portugal divulga o primeiro boletim informativo do ano de 2022

Deputado quer Expo cultural e criativa em Macau a ligar China à Lusofonia

Um representante de Macau no parlamento chinês, Si Ka Lon, defendeu a criação na região de uma exposição anual, dedicada à indústria cultural e criativa, que possa reunir empresas da China e dos países de língua portuguesa.
Zhuhai quer criar Centro Sino-Lusófono Científico e Tecnológico

O Presidente do município de Zhuhai, Huang Zhihao, prometeu trabalhar com a região vizinha de Macau para criar, ainda este ano, o Centro de Intercâmbio em Ciência e Tecnologia e Transformação de Resultados entre a China e os Países de Língua Portuguesa, que ficará situado na cidade de Hengqin.
Fonte: https://observalinguaportuguesa.org/zhuhai-quer-criar-centro-sino-lusofono-cientifico-e-tecnologico/
Procura por profissionais que falem português continua alta na China

Segundo duas professoras da Universidade de Lisboa e Aveiro, coautoras do “Referencial Ensino de Português Língua Estrangeira na China”, muitos alunos chineses decidiriam aprender português para progredir na carreira, mesmo depois de terem já entrado no mercado de trabalho.
A GISU oferece Programas de Formação Breve

A Guangzhou International Sister-City Universities – GISU, através da Digital and Entrepreneurship Academy, oferece 16 novos programas de formação breve online em 2022, gratuitamente, dirigidos aos estudantes e outros membros das universidades da Aliança, bem como a alumni e parceiros convidados.
Programa completo e mais informações: https://www.uc.pt/asl/GISU_Digital_Academy_2022
A Casa de Macau em Portugal divulga o quarto boletim informativo do ano de 2021

Divulgado o Boletim Lusitano Inverno 2021

O Clube Lusitano da Califórnia divulga o volume 31 número 4 do Boletim Lusitano – edição Inverno de 2021.
O boletim encontra-se disponível para consulta.
Empresa chinesa produz comboios para projeto de metro em Portugal

A CRRC Tangshan Co., Ltd., uma das maiores fabricantes de comboios de alta velocidade da China, anunciou o início da produção de carruagens para o Metro do Porto, em Portugal. Foi acordado, em Janeiro de 2020, a produção de 18 metros, com 72 carruagens no total.
FONTE: http://portuguese.people.com.cn/n3/2021/1119/c309806-9921940.html
A China quer transformar Macau em base tecnológica para a área da Grande Baía

A China está a criar uma nova identidade para Macau, o maior casino do mundo, tornando-o um centro regional de tecnologia, de acordo com os executivos e oficiais da indústria tecnológica da China. COVID-19 e uma visão dura de Pequim sobre o jogo são algumas das razões para esta alteração de identidade.
A Casa de Macau em Portugal divulga o terceiro boletim informativo do ano de 2021

China anuncia comprador quântico mais rápido do mundo: o que isso muda?

Na Universidade de Ciência e Tecnologia da China, em Hefei, o computador quântico Zuchangzhi 2 está a ser desenvolvido. Estima-se que é um milhão de vez mais rápido do que o Sycamore, desenvolvido pela Google em 2019, o que posiciona a China na vanguarda da tecnologia global.
Equipa do Porto vence primer competição de start-ups universitárias (928 Challenge em Macau)

Um projeto de produção de vacinas para aquacultura da Universidade do Porto venceu, em Macau, a primeira competição de startups universitárias entre os países lusófonos e a China. O 928 Challenge, assim designado por integrar nove cidades da Área da Grande Baía, duas regiões administrativas especiais chinesas e oito países de língua portuguesa, decorreu com cerca de 780 estudantes provenientes de 51 universidades, oferecendo uma boa possibilidade para aprofundar a cooperação entre instituições de ensino superior de diferentes países.
Área da grande baía: Empreendedores pedem apoio político para atrair talentos para a região

Empreendedores chineses, das áreas de ciência e tecnologia, estão a pedir uma maior ação política para incentivar o desenvolvimento da Área da Grande Baía, numa altura em que diversos desafios, como a falta de talentos, continua a ser uma questão por resolver. Especialistas acreditam que apoiar as universidades da região é uma solução para atrair talentos para a Área da Grande Baía.
Divulgado o Boletim Lusitano Outono 2021

O Clube Lusitano da Califórnia divulga o volume 31 número 3 do Boletim Lusitano – edição outono de 2021.
O boletim encontra-se disponível para consulta.
A Casa de Macau em Portugal divulga o segundo boletim informativo do ano de 2021

Universidades asiáticas estão em ascensão. Isto é o que significa para o resto do mundo

Universidades asiáticas estão em ascensão. Isto é o que significa para o resto do mundo

O continente asiático tem aumentado a sua representação no Times Higher Education’s World University Rankings, confirmando que é nele onde as universidades mais jovens e dinâmicas se concentram. No caso chinês, passou-se de 2 universidades em 2016 para 7 no presente ano.
FONTE: https://www.weforum.org/agenda/2021/07/asian-universities-on-the-rise-education-rankings-learning/
China de olhos postos na transição digital, economia do mar e saúde em Portugal

Na passada conferência “China-Portugal: Novas Oportunidades no Contexto da Recuperação Europeia” promovida pelo Banco da China, em conjunto com a Associação de Sociedades Chinesas em Portugal e a Associação de Jovens Empresários Portugal-China, discutiu-se a crescente importância da transição digital, a economia do mar e o sector da saúde como as três principais áreas de interesse comum nas relações entre Portugal e a República Popular da China.
Inaugurada a nova ponte Tiaoshun em Guangdong para facilitar comunicação na Área da Grande Baía

A ponte Tiaoshun foi oficialmente inaugurada na passada Segunda-feira, dia 28 de Junho, depois de três anos em construção.
A ponte de 9.36km liga a ilha de Tiaoshun à Nova Área de Haidong em Zhanjiang e é esperado que desempenhe um papel crucial no desenvolvimento económico na zona mais ocidental de Guangdong.
A Universidade de Hong Kong irá construir um campus em Shenzhen para maior desenvolvimento

A Universidade de Hong Kong irá, pela primeira vez, construir um campus na cidade de Shenzhen, numa tentativa de atrair mais estudantes e profissionais talentosos, numa altura em que mais instituições de ensino superior de Hong Kong procuram a China Continental para investir na construção de novos campus e laboratórios.
Publicado o mais recente volume do Boletim Lusitano do Clube Lusitano da Califórnia

A edição de Verão do Boletim Lusitano do Clube Lusitano da California acaba de ser publicado, e a Fundação Jorge Álvares disponibiliza aos visitantes o arquivo para download
A Universidade da Área da Grande Baía será construída na cidade de Dongguan

A Universidade da Área da Grande Baía vai ser construída na cidade de Dongguan e espera-se que entre em funcionamento no próximo ano de 2023.
O governo chinês espera que a Universidade se torne conhecida mundialmente pelas suas oportunidades de estudo e investigação nas áreas de ciências e engenharia, trazendo dinamismo para a cidade de Dongguan e facilitando o desenvolvimento tanto da Área da Grande Baía como da Iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota”.