prémios fja 2022

Imprensa

HENGQIN VAI ABRIGAR CENTRO DEDICADO AO COMÉRCIO CHINA-PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Um Centro de Comércio Internacional China-Países de Língua Portuguesa (PLP) vai ser construído na Zona de Cooperação em Profundidade Guangdong-Macau , em Hengqin, segundo um anúncio realizado durante o Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre China e PLP.

Fonte: https://comunidadeslusofonas.pt/hengqin-vai-abrigar-centro-dedicado-ao-comercio-china-paises-de-lingua-portuguesa/ 

 

UNIVERSIDADE DE SÃO JOSÉ EM MACAU VAI CRIAR INCUBADORA SINO-LUSÓFONA

A Universidade de São José  (USJ) quer criar, até setembro do presente ano, uma incubadora de negócios para atrair ‘startups’ dos países de língua portuguesa e ajudar empresas de Macau a apostar nos mercados lusófonos.

Fonte: https://www.sapo.pt/noticias/economia/universidade-de-sao-jose-em-macau-vai-criar_626128f25c64b86c1338b7a7 

 

Obras de autores Portugueses chegam a 38 escolas de Macau

A segunda edição do Festival Literário e Cultural do Instituto Português do Oriente (IPOR) anunciou que vai oferecer a 38 escolas primárias e secundárias de Macau publicações infantojuvenis portuguesas, nas versões original e chinesa.

Fonte: https://www.rtp.pt/noticias/cultura/obras-de-autores-portugueses-chegam-a-38-escolas-de-macau_n1398163

“Há muita procura pelos talentos que saibam falar a língua Portuguesa”

A Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim quer combater a falta de conhecimento entre as culturas chinesa e portuguesa. Foi por isso que aderiu ao Mapas do Confinamento  – que agrega e difunde artistas lusófonos. A diretora do Departamento de Português, Fangfang (Diana) Zhang, acredita que esta é uma forma de contribuir para a aproximação entre os dois mundos.

Fonte: https://www.plataformamedia.com/2022/04/01/ha-muita-procura-pelos-talentos-que-saibam-falar-a-lingua-portuguesa-2/ 

Divulgado o Boletim Lusitano Primavera 2022

O Clube Lusitano da Califórnia divulga o volume 31 número 4 do Boletim Lusitano – edição Inverno de 2021.

O boletim encontra-se disponível para consulta.

Boletim Lusitano Primavera 2022

A  ponte académica sobre o Rio das Pérolas

A Fundação Jorge Álvares planeia lançar uma ferramenta digital no próximo mês para incentivar mais portugueses a estudar em universidades chinesas e locais, bem como asiáticos a estudar em Portugal. Da Universidade de Macau, o Professor Júlio Jatobá realça a importância desta iniciativa na atração de pessoal qualificado. Já Sara Augusto, da Universidade Politécnica, sublinha que o portal digital pode originar uma cooperação de sucesso entre Portugal e Macau em diversas áreas da investigação académica.

Fonte: https://www.plataformamedia.com/2022/03/25/a-ponte-academica-sobre-o-rio-das-perolas/ 

Ocorreu o seminário sobre intercâmbio e cooperação Sino-Lusófona na área de ciência e tecnologia

Para implementar empenhadamente as estratégias de desenvolvimento e promover a construção do centro internacional de inovação tecnológica da Grande Baía e do corredor da ciência e tecnologia e da inovação Guangzhou-Shenzhen-Hong Kong-Macau, a Direcção dos Serviços de Economia e Desenvolvimento Tecnológico (DSEDT) organizou o “Seminário sobre Intercâmbio e Cooperação Sino-Lusófona na área de Ciência e Tecnologia”.

Fonte: https://www.gov.mo/pt/noticias/598163/ 

A Casa de Macau em Portugal divulga o primeiro boletim informativo do ano de 2022

Deputado quer Expo cultural e criativa em Macau a ligar China  à Lusofonia

Um representante de Macau no parlamento chinês, Si Ka Lon, defendeu a criação na região de uma exposição anual, dedicada à indústria cultural e criativa, que possa reunir empresas da China e dos países de língua portuguesa.

Fonte: https://visao.sapo.pt/atualidade/mundo/2022-03-07-deputado-quer-expo-cultural-e-criativa-em-macau-a-ligar-china-a-lusofonia/ 

Zhuhai quer criar Centro Sino-Lusófono Científico e Tecnológico

O Presidente do município de Zhuhai, Huang Zhihao, prometeu trabalhar com a região vizinha de Macau para criar, ainda este ano, o Centro de Intercâmbio em Ciência e Tecnologia e Transformação de Resultados entre a China e os Países de Língua Portuguesa, que ficará situado na cidade de Hengqin.

Fonte: https://observalinguaportuguesa.org/zhuhai-quer-criar-centro-sino-lusofono-cientifico-e-tecnologico/ 

Procura por profissionais que falem português continua alta na China

Segundo duas professoras da Universidade de Lisboa e Aveiro, coautoras do “Referencial Ensino de Português Língua Estrangeira na China”, muitos alunos chineses decidiriam aprender português para progredir na carreira, mesmo depois de terem já entrado no mercado de trabalho. 

Fonte:  https://www.dn.pt/internacional/procura-por-profissionais-que-falem-portugues-continua-alta-na-china-14488097.html

A GISU oferece  Programas de Formação Breve

A Guangzhou International Sister-City Universities – GISU, através da Digital and Entrepreneurship Academy, oferece 16 novos programas de formação breve online em 2022, gratuitamente, dirigidos aos estudantes e outros membros das universidades da Aliança, bem como a alumni e parceiros convidados.

Programa completo e mais informações: https://www.uc.pt/asl/GISU_Digital_Academy_2022

Fonte: Academia Sino-Lusófona da Universidade de Coimbra 

A Casa de Macau em Portugal divulga o quarto boletim informativo do ano de 2021

Divulgado o Boletim Lusitano Inverno 2021

O Clube Lusitano da Califórnia divulga o volume 31 número 4 do Boletim Lusitano – edição Inverno de 2021.

O boletim encontra-se disponível para consulta.

Boletim Lusitano Inverno 2021

Empresa chinesa produz comboios para projeto de metro em Portugal

A CRRC Tangshan Co., Ltd., uma das maiores fabricantes de comboios de alta velocidade da China, anunciou o início da produção de carruagens para o Metro do Porto, em Portugal. Foi acordado, em Janeiro de 2020, a produção de 18 metros, com 72 carruagens no total.

FONTE: http://portuguese.people.com.cn/n3/2021/1119/c309806-9921940.html

A China quer transformar Macau em base tecnológica para a área da Grande Baía

A China está a criar uma nova identidade para Macau, o maior casino do mundo, tornando-o um centro regional de tecnologia, de acordo com os executivos e oficiais da indústria tecnológica da China. COVID-19 e uma visão dura de Pequim sobre o jogo são algumas das razões para esta alteração de identidade. 

FONTE: https://www.rtp.pt/madeira/sociedade/cooperacao-umachina-em-destaque-na-conferencia-portugal-china-scientific-research-cooperation_80401 

A Casa de Macau em Portugal divulga o terceiro boletim informativo do ano de 2021

China anuncia comprador quântico mais rápido do mundo: o que isso muda?

Na Universidade de Ciência e Tecnologia da China, em Hefei, o computador quântico Zuchangzhi 2 está a ser desenvolvido. Estima-se que é um milhão de vez mais rápido do que o Sycamore, desenvolvido pela Google em 2019, o que posiciona a China na vanguarda da tecnologia global.

FONTE: https://www.uol.com.br/tilt/colunas/felipe-zmoginski/2021/10/28/china-revela-ter-desenvolvido-o-computador-quantico-mais-veloz-do-mundo.amp.htm#referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=De%20%251%24s

Equipa do Porto vence primer competição de start-ups universitárias (928 Challenge em Macau)

Um projeto de produção de vacinas para aquacultura da Universidade do Porto venceu, em Macau, a primeira competição de startups universitárias entre os países lusófonos e a China. O 928 Challenge, assim designado por integrar nove cidades da Área da Grande Baía, duas regiões administrativas especiais chinesas e oito países de língua portuguesa, decorreu com cerca de 780 estudantes provenientes de 51 universidades, oferecendo uma boa possibilidade para aprofundar a cooperação entre instituições de ensino superior de diferentes países.

FONTE:  https://observador.pt/2021/10/30/equipa-do-porto-vence-primeira-competicao-de-startups-universitarias-em-macau/24s 

Área da grande baía: Empreendedores pedem apoio político para atrair talentos para a região

Empreendedores chineses, das áreas de ciência e tecnologia, estão a pedir uma maior ação política para incentivar o desenvolvimento da Área da Grande Baía, numa altura em que diversos desafios, como a falta de talentos, continua a ser uma questão por resolver. Especialistas acreditam que apoiar as universidades da região é uma solução para atrair talentos para a Área da Grande Baía.

FONTE:  https://www.scmp.com/tech/policy/article/3154061/greater-bay-area-tech-entrepreneurs-call-more-policy-support-attract 

Divulgado o Boletim Lusitano Outono 2021

O Clube Lusitano da Califórnia divulga o volume 31 número 3 do Boletim Lusitano – edição outono de 2021.

O boletim encontra-se disponível para consulta.

Boletim Lusitano – Volume 31, número 3 – Outono 2021

A Casa de Macau em Portugal divulga o segundo boletim informativo do ano de 2021

Universidades asiáticas estão em ascensão. Isto é o que significa para o resto do mundo

Com o BREXIT, o Reino Unido tem vindo a procurar novos parceiros de cooperação, onde se destaca a China e o seu apoio ao nível do ensino superior e investigação à Universidade de Cambridge. FONTE: https://www.spectator.co.uk/article/how-china-bought-cambridge 

Universidades asiáticas estão em ascensão. Isto é o que significa para o resto do mundo

O continente asiático tem aumentado a sua representação no Times Higher Education’s World University Rankings, confirmando que é nele onde as universidades mais jovens e dinâmicas se concentram. No caso chinês, passou-se de 2 universidades em 2016 para 7 no presente ano. 

FONTE: https://www.weforum.org/agenda/2021/07/asian-universities-on-the-rise-education-rankings-learning/ 

China de olhos postos na transição digital, economia do mar e saúde em Portugal

Na passada conferência “China-Portugal: Novas Oportunidades no Contexto da Recuperação Europeia” promovida pelo Banco da China, em conjunto com a Associação de Sociedades Chinesas em Portugal e a Associação de Jovens Empresários Portugal-China, discutiu-se a crescente importância da transição digital, a economia do mar e o sector da saúde como as três principais áreas de interesse comum nas relações entre Portugal e a República Popular da China. 

Fonte:  https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/china-de-olhos-postos-na-transicao-digital-economia-do-mar-e-saude-em-portugal-755602

Inaugurada a nova ponte Tiaoshun em Guangdong para facilitar comunicação na Área da Grande Baía

A ponte Tiaoshun foi oficialmente inaugurada na passada Segunda-feira, dia 28 de Junho, depois de três anos em construção.

A ponte de 9.36km liga a ilha de Tiaoshun à Nova Área de Haidong em Zhanjiang e é esperado que desempenhe um papel crucial no desenvolvimento económico na zona mais ocidental de Guangdong.

Fonte:  https://www.globaltimes.cn/page/202106/1227250.shtml

A Universidade de Hong Kong irá construir um campus em Shenzhen para maior desenvolvimento

A Universidade de Hong Kong irá, pela primeira vez, construir um campus na cidade de Shenzhen, numa tentativa de atrair mais estudantes e profissionais talentosos, numa altura em que mais instituições de ensino superior de Hong Kong procuram a China Continental para investir na construção de novos campus e laboratórios. 

Fonte:  https://www.globaltimes.cn/page/202106/1227453.shtml

Publicado o mais recente volume do Boletim Lusitano do Clube Lusitano da Califórnia

A edição de Verão do Boletim Lusitano do Clube Lusitano da California acaba de ser publicado, e a Fundação Jorge Álvares disponibiliza aos visitantes o arquivo para download

                                                                        2021 LUSITANO SUMMER BULLETIN

A Universidade da Área da Grande Baía será construída na cidade de Dongguan

A Universidade da Área da Grande Baía vai ser construída na cidade de Dongguan e espera-se que entre em funcionamento no próximo ano de 2023.

O governo chinês espera que a Universidade se torne conhecida mundialmente pelas suas oportunidades de estudo e investigação nas áreas de ciências e engenharia, trazendo dinamismo para a cidade de Dongguan e facilitando o desenvolvimento tanto da Área da Grande Baía como da Iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota”. 

FONTE: https://www.china-briefing.com/news/greater-bay-area-university-to-be-built-in-dongguan-what-we-know/ 

MAPA DO SITE

Chinese (Simplified)PortugueseEnglish