acompanhe as nossas atividades

NOTÍCIAS E DESTAQUES

Newsletter da Fundação Jorge Álvares - Março 2023 - 3.ª Edição

Leia aqui 

Newsletter da Fundação Jorge Álvares - Fevereiro 2023 - 2.ª Edição

Divulgada a primeira edição da Newsletter da Fundação Jorge Álvares - Janeiro 2023 - 1.ª Edição

Inauguração das novas instalações da biblioteca FJA do CCCM

Foi no passado dia 19 de dezembro de 2022 que decorreu a cerimónia de inauguração das novas instalações da Biblioteca do CCCM, que passou a denominar-se Biblioteca Fundação Jorge Álvares. 

Esta inauguração foi presidida pela Senhora Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professora Doutora Elvira Fortunato e a Presidente do CCCM, Professora Doutora Carmen Amado Mendes, tendo também estado presente o Senhor Embaixador da República Popular da China em Portugal, Zhao Bentang, assim como os antigos Governadores de Macau, General Rocha Vieira e General Garcia Leandro. A Fundação Jorge Álvares, mecenas deste projeto, esteve representada pela sua Presidente Maria Celeste Hagatong, por alguns dos seus curadores, membros do seu Conselho de Administração, e ainda pelo Presidente do Conselho Consultivo Dr. Jorge Rangel e outros membros deste órgão. Assistiram ainda a este evento diversos macaenses a viverem em Portugal e ainda personalidades ligadas atividade do CCCM.

Este evento teve assinalável destaque nas imprensas portuguesa e macaense, com artigos no Diário de Notícias e no Hoje Macau. 

O Prémio FJA 2022 foi entregue à aluna MA XINGNING Da Universidade de Estudos Internacionais de Xangai (SHISU)

Ma-Xingning-1

A aluna Ma Xingning, aluna de mestrado na Universidade de Estudos Internacionais de Xangai (SHISU), recebeu o Prémio FJA 2022, no tema “Estudos Lusófonos na Linguística e na Cultura e a sua Influência na Ásia”, com o seu trabalho “Um estudo de nominalização e seus métodos de tradução na tradução chinês-português com base na Linguística Sistémico-Funcional”.

A FJA felicita a aluna vencedora pelo seu excelente trabalho.

Divulgada a primeira Newsletter da Fundação Jorge Álvares

Assinatura do protocolo entre a FJA, a Fundação Casa de Macau e Casa de Macau

No passado dia 17 de novembro foi assinado, nas instalações da Casa de Macau, o Protocolo entre a Fundação Jorge Álvares, a Fundação Casa de Macau e a Casa de Macau.

A assinatura deste Protocolo prevê o aprofundamento das suas relações de colaboração em domínios considerados de interesse comum, articulando as respetivas atividades dentro dos seus objetivos sociais, de forma a melhor servirem as três instituições.

Entrega de prémios do concurso nacional "Eu e a China"

No passado dia 12 de novembro decorreu, no Centro Científico e Cultural de Macau, a entrega dos Prémios do Concurso Nacional “Eu e a China”, organizado pela Embaixada da República Popular da China em Portugal, e executado pela ZWY – Associação Portuguesa dos Amigos da Cultura Chinesa. 

A representar a FJA, e a premiar os vencedores, estiveram presentes os Curadores General Vasco Rocha Vieira e Engª. Maria Alexandra da Costa Gomes. A Presidente da FJA, Drª. Celeste Hagatong também marcou presença neste importante evento. 

General Rocha Vieira é homenageado na 7a Gala Portugal-China organizada pela CCILC

Foi no passado dia 10 de novembro, na 7ª Gala Portugal-China, organizada pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa (CCILC), que foi prestada uma homenagem ao Curador da FJA, General Vasco Rocha Vieira -na foto com a Presidente do CCILC, Drª. Vera Pinto Pereira- pelo seu contributo para a aproximação entre os dois países, bem como pela amizade e apoio à CCILC.

Fonte: https://ccilc.pt/eventos/7a-gala-portugal-china/

Nota de falecimento do Dr. Manuel Joaquim Coelho da Silva

Nota de falecimento do Eng.º. Carlos Montez Melancia​

Assinatura de Protocolo de Colaboração com o CCCM

No passado dia 29 de setembro, a Presidente da Fundação Jorge Álvares, Dra. Maria Celeste Hagatong e a Presidente do Centro Científico e Cultural de Macau, Professora Doutora Carmen Amado Mendes, assinaram um Protocolo de colaboração sobre a conclusão das novas instalações da Biblioteca da FJA. O Protocolo foi homologado pela Ministra  da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A Associação Portuguesa dos amigos da cultura Chinesa divulga o concurso  "Eu e a China"

Organizado pela Embaixada da República Popular da China em Portugal, o objetivo do concurso é divulgar a cultura Chinesa entre a população Portuguesa e promover a compreensão mútua entre os dois povos. Os trabalhos devem ser entregues até o dia 31 de Outubro e a atribuição de prémios será em Novembro de 2022.

140 universidades e politécnicos da lusofonia reunidos em Coimbra

O 31º encontro da Associação de Universidades de Língua Portuguesa (AULP) ocorreu, na semana passada, na Universidade de Coimbra (UC). O evento académico, cultural e científico reuniu cerca de 140 universidades do mundo lusófono no Auditório da Reitoria e no edifício do Departamento de Física da UC e contou com a presença da Doutora Fernanda Ilhéu enquanto representante da Fundação Jorge Álvares (FJA).

Fonte: https://www.noticiasdecoimbra.pt/140-universidades-e-politecnicos-da-lusofonia-reunidos-em-coimbra-com-videos/ 

A Câmara Municipal de Mafra, o Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM) e a Fundação Jorge Álvares inauguram a Exposição de Instrumentos Musicais Chineses

Exposição de Instrumentos Musicais Chineses em Mafra

A Câmara Municipal de Mafra, o Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM) e a Fundação Jorge Álvares inauguram a Exposição de Instrumentos Musicais Chineses no dia 7 de julho, às 10h30, na nova Galeria, localizada no Torreão Sul do Real Edifício de Mafra, por ocasião do 3.º aniversário da inscrição deste conjunto na Lista do Património Mundial da UNESCO. 

Estando patente até 30 de abril de 2023, a exposição dá a conhecer, ao público português e aos visitantes estrangeiros, um representativo acervo instrumental chinês em Mafra, vila que tem uma histórica relação com a música.

A coleção de instrumentos musicais patente na Galeria integra o acervo museológico do CCCM, em Lisboa, representando peças originais utilizadas pela Orquestra Chinesa de Macau nas suas diversas atuações na Europa ao longo das décadas de 80 e 90 do século XX. Entre os instrumentos expostos incluem-se: aerofones, cordofones friccionados, dedilhados e percutidos, bem como instrumentos de percussão em metal, em madeira e em pele.

A exposição conta com o comissariado de Enio de Souza, do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança da Universidade Nova de Lisboa, e com a colaboração de Frank Kouwenhoven, Diretor da European Foundation for Chinese Music Research (CHIME).

Programa

Programa e alinhamento da sessão, do próximo dia 7 de julho, no Torreão sul do Real Edifício de Mafra:

10h00 – Concerto de carrilhão pelo Carrilhanista Abel Chaves;

10h30 – Cerimónia evocativa do 3.º aniversário da inscrição do Real Edifício de Mafra, na lista do património Mundial:

  • Intervenção do Sr. Presidente da CMM, Eng. Hélder Sousa e Silva;
  • Intervenção da Senhora Secretária de Estado da Cultura, Dra. Isabel Cordeiro;

11h10 – Abertura da Exposição de Instrumentos Musicais Chineses na Galeria do Torreão sul:

  • Intervenção da Senhora Presidente da Fundação Jorge Álvares, Dra. Celeste Hagatong;
  • Intervenção da Senhora Presidente do CCCM, Dra. Carmen Mendes;

11h25 – Recital de música por Rão Kyao e Lu Yanan;

11h45 – Intervenção do Senhor Dr. Enio de Souza e do Senhor Professor Frank Kouwenhoven, ao que se seguirá uma visita guiada à exposição.

A FJA premiou com bolsas de estudo estudantes da Universidade de Macau

Realizou-se no passado dia 28 de maio na Universidade de Macau a cerimónia de graduação de mais de 1800 alunos que concluíram os estudos na UM, tendo sido atribuídos 15 Prémios aos recém- licenciados que mais se distinguiram nos estudos nas diversas Faculdades.

Desde 2011, no âmbito do Protocolo de Entendimento assinado com a UM, a Fundação Jorge Álvares tem atribuído anualmente dois Prémios e uma Bolsa de estudo.

Um Prémio ao aluno que obtenha a classificação mais elevada no final da licenciatura de uma das seguintes faculdades:  Faculdade de Gestão e Administração, Faculdade de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Faculdade de Ciências e Tecnologia; um Prémio ao aluno melhor classificado da Faculdade de Direito e uma bolsa de estudo atribuída ao melhor aluno do departamento de Português da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas para realizar estudos em Portugal.

Na referida cerimónia a Secretária para os Assuntos Sociais e Cultura afirmou que enquanto instituição pública a UM alcançou resultados frutíferos na formação de quadros qualificados , na aceleração da inovação na investigação científica e na cooperação indústria-academia-investigação.

Também o Reitor Younghua Song sublinhou que a UM pretende nos próximos 5 anos tornar-se uma universidade de excelência reconhecida internacionalmente através de uma educação de qualidade centrada no estudante.

Os estudantes premiados pelo Senhor Dr. José Gonçalo Basto da Silva em representação da Fundação Jorge Álvares, foram Liang Xiaofan (na foto) e Hu Song (não esteve na cerimónia)

A FJA apoia o VI Festival de Música de Mafra 2022

A Câmara Municipal de Mafra recebe o apoio da Fundação Jorge Álvares para realizar o VI Festival de Música de Mafra – Filipe de Souza de 04/06 a 25/06 – O Evento e tem entrada gratuita mediante levantamento de ingressos nos Postos de Turismo de Mafra e Ericeira.

Publicada crónica do Dr. Jorge Rangel, Presidente do Conselho consultivo da FJA, sobre texto do Senhor General Garcia Leandro de homenagem ao Comendador Oliveira Sales

O jornal Tribuna de Macau publica a crónica do Dr. Jorge Rangel, Presidente do Conselho consultivo da FJA, sobre texto do Senhor General Garcia Leandro de homenagem ao Comendador Oliveira Sales.

Fonte: Jornal Tribuna de Macau  – Crónica do Dr. Jorge Rangel

Notas sobre a 5ª Conferência da Muúsica e Instrumentos Musicais Chineses

Nos passados dias 9 e 10 de Maio realizou-se, respetivamente, no Centro Científico e Cultural de Macau e no Palácio Nacional de Mafra, a 5ª Conferência da Música e Instrumentos Musicais Chineses, que contou uma vez mais com a Fundação Jorge Álvares enquanto patrocinador principal.

Estiveram presentes a Senhora Presidente da Fundação Jorge Álvares, Dra. Celeste Hagatong, o Antigo Presidente da Fundação Jorge Álvares, Senhor General Garcia Leandro, bem como a Senhora Presidente do Centro Científico e Cultural de Macau, Doutora Carmen Amado Mendes e o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Engº Hélder Sousa Silva.

Durante dois dias foram discutidos diversos temas relacionados com a música e instrumentos musicais chineses, tendo sido igualmente possível assistir à interpretação musical de vários arranjos em vários instrumentos.

O Jornal Tribuna de Macau publica texto do Dr. Jorge Rangel, Presidente do Conselho consultivo da FJA.

O Dr. Jorge Rangel Escreveu sobre o Comendador Arnaldo Oliveira Sales na Memória do Embaixador Pedro Catarino.

Fonte: Jornal Tribuna de Macau  – https://jtm.com.mo/opiniao/arnaldo-de-oliveira-sales-na-memoria-embaixador-pedro-catarino/

A FJA comemora o Dia Internacional da Língua Chinesa

O Dia Internacional da Língua Chinesa comemora-se mundialmente no dia 20 de abril. Esta efeméride foi pela primeira vez celebrada em Portugal, numa cerimónia que decorreu nesse dia, no Centro Científico e Cultural de Macau, com um programa coorganizado pela Embaixada da China em Lisboa e o referido Centro. Participaram no evento a Senhora Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Professora Doutora Elvira Fortunato, a Presidente do CCCM, Professora Doutora Carmen Mendes, a Drª Ana Paula Laborinho especialista em política de língua e política cultural, o Embaixador João Ribeiro de Almeida Presidente do Instituto Camões, o Professor Doutor Ma Jinfei, Diretor do Centro de Educação e Cooperação de Língua do Ministério de Educação da China, o Dr. Raúl Capaz Coelho e o Embaixador Zhao Bentang. 


Do programa, constava a entrega de prémios a alunos que em várias escolas e institutos em Portugal se distinguiram na aprendizagem de chinês e um momento musical que integrou o Coro Jasmim de Portugal e o dueto de pipa e guitarra respetivamente Yanan e Vitor Sousa Castro.


Da Administração da Fundação Jorge Álvares, estiveram presentes as Administradoras, Engª Alexandra Costa Gomes, a primeira presidente do CCCM e a Professora Doutora Fernanda Ilhéu, que com muito agrado registaram o sucesso do evento.  

O CCCM de Macau e a Câmara Municipal de Mafra realizarão a 5th Lisbon Conference: Chinese Music and Musical Instruments

O Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM) e a Câmara Municipal de Mafra realizarão nos dias 9 e 10 de maio de 2022, conjuntamente com outras instituições públicas e privadas, a5th Lisbon Conference: Chinese Music and Musical Instruments
a decorrer no CCCM no dia 9 e, no Palácio Nacional de Mafra, no dia 10.

Patrocinador principal
Fundação Jorge Álvares 

Apoio científico 
CHIME – European Foundation for Chinese Music Research

O Jornal Tribuna de Macau publica crónica do Dr. Jorge Rangel curador da FJA

O jornal Tribuna de Macau publica crónica do Dr. Jorge Rangel, curador da FJA, sobre o 67º volume da publicação “Mosaico” do Instituto Internacional de Macau dedicado à memória do Comendador Oliveira Sales

Patuá | CCCM promove oficina sobre dialecto da comunidade Macaense

O patuá, um dialecto de Macau em vias de extinção, será o foco da próxima “Oficina Língua Patuá”, promovida pelo Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM), em Lisboa, e que se irá realizar entre os dias 30 de Abril e 31 de Outubro.  

Fonte: https://hojemacau.com.mo/2022/04/20/patua-cccm-promove-oficina-sobre-dialecto-da-comunidade-macaense/ 

O Centro Científico e Cultural de Macau​ celebra o Dia Internacional da Língua Chinesa

Dia Internacional da Língua Chinesa

Por ocasião do Dia Internacional da Língua Chinesa, tem lugar no Centro Científico e Cultural de Macau, entre as 17h15 e as 18h45, uma sessão de acordo com o seguinte programa:

Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior;

Carmen Amado Mendes, Presidente do Centro Científico e Cultural de Macau;

Ana Paula Laborinho, Especialista em Política da Língua e Políticas Culturais;

João Ribeiro de Almeida, Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua;

Ma Jianfei, Diretor do Centro de Educação e Cooperação em Línguas do Ministério da Educação da China;

Raúl Capaz Coelho, Secretário-Geral da Educação e Ciência;

Zhao Bentang, Embaixador da China em Portugal;

Coro Jasmim de Portugal;

Música instrumental (pipa de Yanan e guitarra de Victor Manuel de Sousa Castro).

Ainda no âmbito do Dia internacional da Língua Chinesa, o CCCM promove um conjunto de atividades dirigidas a um público infando-juvenil, para dar a conhecer a língua e cultura chinesas, que decorrem no mesmo dia, entre as 10h30 e as 16h30. Se pretende obter mais informações, por favor contacte: cursos@cccm.gov.pt

O Centro Científico e Cultural de Macau convida para lançamento do livro "O Outro Lado da Diplomacia"

Lançamento do livro do Senhor Embaixador José Manuel Duarte de Jesus, Curador da Fundação Jorge Álvares,  com o título “O outro lado da Diplomacia”, que terá lugar no dia 21 de abril às 17h30 no Centro Científico e Cultural de Macau.

Chineses continuam interessados nos mercados Lusófonos, diz executivo bancário

Apesar do impacto da covid-19, os investidores chineses continuam interessados nos países de língua portuguesa, disse hoje Baal Loi, diretor-geral da sucursal do Banco Nacional Ultramarino (BNU) em Hengqin (ilha da Montanha), adjacente a Macau.

Fonte: https://visao.sapo.pt/atualidade/mundo/2022-04-13-chineses-continuam-interessados-nos-mercados-lusofonos-diz-executivo-bancario/ 

Entrevista a Wang Suoying: "Aprender Chinês é difícil, mas não ao ponto de se dizer "isto é Chinês para mim""

Hoje celebra-se o Dia da Língua Chinesa. Professora de chinês a viver há três décadas em Lisboa e fluente em português, Wang Suoying fala da história, das características e da expansão do mandarim, um idioma amanhã celebrado a nível global.

Fonte: https://www.dn.pt/cultura/wang-suoying-aprender-chines-e-dificil-mas-nao-ao-ponto-de-se-dizer-isto-e-chines-para-mim-14780210.html 

Membros dos Órgãos Sociais da FJA concedem entrevistas e crónica

A FJA elege nova Presidente

Durante a sua reunião, realizada na terça-feira dia  5 de abril, o Conselho de Curadores da Fundação Jorge Álvares (FJA) elegeu a Dra. Maria Celeste Hagatong como nova Presidente para o mandato 2022 a 2028.
 

A Universidade de Macau de Ciências e Tecnologia conferiu o grau de Doutoramento Honoris Causa ao General Vasco Rocha Vieira

Leia a citação completa disponível em Inglês e Chinês
 

Associação de Jovens Macaenses (AJM) elege nova Comissão Diretora

Foi  recentemente eleita, por unanimidade, na Assembleia Geral da Associação dos Jovens Macaenses (AJM) a lista apresentada para o próximo triénio.
 
É agora presidente da Direcção Dr. António Rossano de Jesus Monteiro, secretário-geral adjunto do Instituto Internacional de Macau, membro do Conselho Consultivo do Instituto para os Assuntos Municipais de Macau e membro do Conselho Consultivo da Fundaçao Jorge Álvares. 
 
António Monteiro é natural de Macau e licenciado em Comunicação, substitui Jorge Manuel Neto Valente nestas funções e a lista representa  uma renovação nos quadros superiores da associação. Conta com o apoio da Direção cessante.
 

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) realiza o seu XXXI Encontro

O encontro acontece sob o acolhimento da Universidade de Coimbra, Portugal nos dias 12 a 14 de julho de 2022.

A agenda do Encontro, abordará diversos aspetos em torno do tema central: “Globalização e Saúde”, sendo este distribuído por várias sessões: 1) Desafios Globais Contemporâneos; 2) Globalização, Tecnologia e Saúde; 3) Conhecimento, Língua e Práticas Culturais.

Mais informo, que as inscrições se encontram abertas na página da AULP aqui:

http://aulp.org/xxxi-encontro-aulp-coimbra/

A AULP abre as candidaturas para a edição do Prémio Fernão Mendes Pinto 2022

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) atribui anualmente um prémio denominado Fernão Mendes Pinto que galardoa uma dissertação de mestrado ou doutoramento que contribua para a aproximação das comunidades de língua portuguesa, defendida durante o ano civil anterior.
 
O valor do Prémio Fernão Mendes Pinto é de 8.000€ (oito mil euros) a atribuir numa parceria conjunta entre a AULP e a CPLP ao autor premiado e cuja publicação será da responsabilidade do Instituto Camões.
 
Estão abertas as candidaturas para a edição de 2022. 
 
Todas as informações podem ser consultadas na página da AULP aqui: http://aulp.org/pfmp-2022/

A FCM e a AFAP apresentam o livro "De Portugal a Macau (A Viagem do Pátria)"

A Fundação Casa de Macau e a Associação da Força Aérea Portuguesa (AFAP) têm a honra de apresentar ao público o livro De Portugal a Macau (A Viagem do Pátria). A apresentação que se irá realizar no próximo dia 1 de abril, pelas 18h00, na AFAP – Av. Alm. Gago Coutinho 129A, em Lisboa.

Muito se agradece inscrição no evento, por email, para afap@emfa.pt, até dia 28 de março.

A FCM e o CCCM promovem exposição de fotografia "Macau em contrastes (2010 a 2018)"

Por ocasião das Conferências da Primavera 2022, a Fundação Casa de Macau e o Centro Científico e Cultural de Macau convidam o público para a visitar a exposição de fotografia Macau em Contrastes (2010-2018), de Marisa C. Gaspar, com abertura a ter lugar no dia 28 de março, pelas 17h30, no Centro Científico e Cultural de Macau, Rua da Junqueira, 30, em Lisboa.

A exposição estará patente até ao dia 22 de abril, de segunda a sexta-feira, entre as 10h e as 17h30.

O CCCM vai promover o curso de formação "The Chinese Calligraphy"

O Centro Científico e Cultural de Macau vai promover, em regime online, a partir do dia 19 de março de 2022, o curso de formação “The Chinese Calligraphy”.

O curso realiza-se aos sábados, das 10:00h às 12:00h, durante 6 semanas, com um custo associado de 60€.

Para mais informações, consulte a nossa página: https://www.cccm.gov.pt/en/cursos/the-chinese-calligraphy/ 

Os interessados deverão preencher o seguinte formulário e posteriormente serão contactados para regularizar o pagamento do curso: https://forms.gle/koYRc3zvajdtASEG8

A Fundação Jorge Álvares apoia o Blog Macau Antigo

O Blog está a alcançar a marca dos 2 milhões de visitantes e conta com o apoio da FJA para continuar ativo. Visite o Blog Macau Antigo.

A AULP divulga programa de mobilidade para intercâmbio de estudantes

Programa Mobilidade AULP é o primeiro programa de mobilidade académica a abranger exclusivamente o intercâmbio de estudantes entre instituições dos países de língua oficial portuguesa e Macau (RAEM, China).

9 Países, 1 Idioma em comum: a Língua Oficial Portuguesa. Através do Programa Mobilidade AULP é estabelecida uma cooperação entre instituições de ensino superior, espalhadas por todo o mundo lusófono, permitindo que os estudantes possam usufruir de uma experiência em mobilidade internacional. 

Todos os semestres, são abertas fases de candidaturas de forma acessível e simples.

 CANDIDATURAS ABERTAS ATÉ 1 DE MAIO. Mais informações aqui: https://mobilidade-aulp.org/

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) agradece a divulgação desta mensagem.

O IC (Instituto Cultural) publica primeiros relatos portugueses sobre a China por missionários católicos.

Docente e tradutora na Universidade Nova de Lisboa e na Universidade de Aveiro, natural de Xangai, Wang Suoying compilou os primeiros relatos escritos sobre a China em Português.

“Acaba de ser publicada uma compilação dos primeiros relatos portugueses sobre a China feitos por missionários católicos. A tradução está a cargo da docente e tradutora Wang Suoying, que se jubila na próxima segunda-feira.

Instituto Cultural (IC) publicou uma colectânea dos primeiros relatos escritos no século XVI por portugueses que visitaram a China, traduzidos para chinês por Wang Suoying, pioneira da introdução do ensino da língua chinesa como unidade curricular nas universidades portuguesas, na década de 1990.”

A Associação Europeia de Especialistas em Recursos Japoneses (EAJRS) está a aceitar inscrições e propostas de apresentação para a 32ª conferência EAJRS a realizar em Lisboa, Portugal, de 14 a 17 de setembro de 2022, organizada pelo Centro Científico e Cultural de Macau.

O tema central deste ano é “Recursos documentais e visuais sobre o Japão no contexto asiático mais amplo”, mas, como sempre, os organizadores acolhem todos os assuntos relativos às várias atividades dos membros da EAJRS.

As propostas de apresentações devem ser enviadas até 15 de maio de 2022. Se você planeja participar, preencha o formulário de inscrição e devolva-o para eajrs@eajrs.net. Você pode baixar o formulário de inscrição aqui: https://www.eajrs.net/2022-registration/

Informações atualizadas sobre a conferência podem ser encontradas em: https://www.eajrs.net/

Divulgada a décima terceira edição do boletim trimestral CABAIA da Fundação Casa de Macau explora o tema MACAU NA ESCOLA

Fundação Jorge Álvares quer mais portugueses a estudar na China.

A Fundação planeia lançar um portal digital para estimular o intercâmbio deestudantes entre a China e Portugal.

O objetivo da plataforma digital é estimular o intercâmbio entre estudantes da China e Portugal.

Leia as matérias completas no links abaixo.

Matéria RTP

Matéria Rádio Notícias TSF

 

Conferências Macau / China / Ásia – programa preliminar e última chamada

Caros investigadores,

Na sequência de contactos anteriores sobre este assunto, seguem nestes links as versões preliminares dos programas das três Conferências da Primavera 2022, que terão lugar em formato híbrido (presencial e via zoom) nas seguintes datas:

Conferências CCCM 2022: Macau – 9 a 12 de Março

Conferências CCCM 2022: China – 29 de Março a 2 de Abril

Conferências CCCM 2022: Ásia – 18 a 23 de Abril 

Os trabalhos decorrerão em português, à exceção das comunicações apresentadas em inglês por oradores que não dominam a língua portuguesa (nos sábados dias 12/03, 02/04 e 23/04). As comunicações serão de 20 minutos, incluindo 5 min. para apresentação do percurso e projetos profissionais e 15 min. para exposição do tema de investigação, que poderá resultar de um trabalho original ou limitar-se a dar a conhecer a área de especialização do investigador. Espera-se que este formato, ao promover o conhecimento das várias temáticas em debate mas também do trabalho realizado pelos académicos portugueses na área dos estudos asiáticos, facilite o networking e inspire colaborações futuras.

Solicitamos que até ao dia 14 de fevereiro nos informem de eventuais pedidos de alteração e confirmação de disponibilidade para moderar os painéis que aqui propomos, e convidamos aqueles que, por algum motivo, ainda não constem dos programas, a enviar um título de comunicação.

Continuamos disponíveis para divulgar o vosso trabalho no Portal Académico, que permite reunir numa página informação sobre quem trabalha a Ásia (https://www.cccm.gov.pt/portal-academico/).

Aproveitamos para reiterar os nossos votos de excelente 2022, numa altura de festividades do Ano Novo Chinês.

Carmen Amado Mendes
Professora | Universidade de Coimbra
Presidente | Centro Científico e Cultural de Macau
澳门科学文化中心 主任   
Rua da Junqueira, 30 | 1300-343 Lisboa | PortugalTel. (+351) 213 617 570 | (+351) 961 464 144www.cccm.gov.pt | 

carmen.mendes@cccm.gov.pt

A Universidade de Macau e o Centro Cultural e Científico de Macau divulgam o press release do recém lançado livro sobre o ensino da língua Portuguesa na China e o vídeo de lançamento do livro.

 Video de lançamento

Press release em Português

Press release em Chinês

Press release em Inglês

A estudante Chinesa Zhao Zilin, vencedora do Prémio FJA 2021 é destaque los Jornais Tribuna de Macau e Hoje Macau.

Fontes:

Jornal Hoje Macau

Jornal Tribuna de Macau

Zhao Zilin, aluna da Universidade de Estudos Internacionais de Xangai venceu a primeira edição dos Prémios Fundação Jorge Álvares, para trabalhos sobre as relações entre Portugal e a China, na categoria “Estudos lusófonos na linguística e na cultura e a sua influência na Ásia”.

Fonte: https://observador.pt/2022/01/17/estudante-chinesa-vence-primeira-edicao-dos-premios-fundacao-jorge-alvares/

Programe-se para participar do congresso online em comemoração dos 450 anos de Os Lusíadas de Luís de Camões. Confira a programação.

Zhao Zilin, aluna da Universidade de Estudos Internacionais de Xangai venceu a primeira edição dos Prémios Fundação Jorge Álvares, para trabalhos sobre as relações entre Portugal e a China, na categoria “Estudos lusófonos na linguística e na cultura e a sua influência na Ásia”.

Fonte: https://observador.pt/2022/01/17/estudante-chinesa-vence-primeira-edicao-dos-premios-fundacao-jorge-alvares/

O Presidente da FJA, o General Garcia Leandro e a Presidente da AANRS e Administradora da FJA, Prof. Dra. Fernanda Ilhéu divulgam mensagem a Conferência “Portugal-China Scientific Research Cooperation”.

Mensagem do Gen. Garcia Leandro

Mensagem da Prof. Dra. Fernanda Ilhéu

Mensagem do Embaixador da China Zhao Bentang

PRÉMIO IDENTIDADE 2021

O Instituto Internacional de Macau (IIM) tem o prazer de anunciar os vencedores do Prémio Identidade para o corrente ano de 2021, após deliberação tomada, de acordo com o respectivo regulamento, pelo júri, constituído pelos titulares dos seus órgãos sociais.

O Prémio Identidade é atribuído ex aequo ao professor Manuel Viseu Basílio e à Associação de Danças e Cantares Portugueses «Macau no Coração», o primeiro pelos seus relevantes trabalhos de investigação e publicação de obras relacionadas com a memória colectiva de Macau e da comunidade macaense, e a segunda pela sua continuada e muito apreciada participação em promoções turísticas e em festivais, contribuindo, com as suas músicas e danças folclóricas para a valorização do património cultural imaterial da RAEM.

O Prémio Identidade, instituído em 2002, corporiza o mais nuclear espírito do IIM. Consagrado nas suas vocação e finalidades estatutárias, e destina-se a distinguir personalidades, individuais e colectivas, que, nos campos da Cultura em geral, nas Artes, no Pensamento, na Antropologia, nas Ciências Jurídicas e na Educação e Ensino tenham contribuído relevantemente para a substanciação dos factores da identidade de Macau.

Atribuído pela primeira vez em 2003, o Prémio Identidade contemplou, entre outras, figuras como o monsenhor Manuel Teixeira, o escritor e advogado Henrique de Senna Fernandes, o comendador Arnaldo de Oliveira Sales, o arquitecto e investigador António Pacheco Jorge da Silva, o arquitecto e artista Carlos Marreiros e o laureado designer Victor Hugo Marreiros, e instituições como a Diocese de Macau, a Santa Casa de da Misericórdia de Macau, a Universidade de Macau, a Casa de Macau em Portugal, o Club Lusitano de Hong Kong, a União Macaense Americana, a Associação Promotora da Instrução dos Macaenses, o Grupo Dóci Papiaçám di Macau, a Escola Portuguesa de Macau, o Jardim de Infância D. José da Costa Nunes e as páginas digitais “Macanese Families” e Projecto Memória Macaense.

O Instituto Internacional de Macau (IIM) vai estar presente na próxima 26ª. Feira Internacional de Macau (MIF), integrada na Exposição de Produtos e Serviços dos Países de Língua Portuguesa (PLPEX), que se realiza entre os dias 10 a 12 de Dezembro do corrente ano.

Para além de um espaço que servirá para a promoção da sua vasta linha editorial que abrange temas sobre a história, cultura, identidade, e também o desenvolvimento da Grande Baía e o papel de Macau no relacionamento económico e cultural entre a China e os países de língua portuguesa, livros editados em chinês, português e inglês, o IIM vai organizar ainda uma sessão intitulada “Sentir Macau: Histórias e Gastronomia”, para lançamento de novas publicações.  A sessão terá lugar na zona multifuncional da PLPEX (localizada na zona E38), às 11 horas do dia 11 (sábado).

Irão ser apresentadas as últimas quatro obras em chinês de Manuel V. Basílio, sobre as Ruas e Travessas de Macau, cuja publicação foi apoiada respectivamente pela Fundação Macau e pelo Instituto Cultural do Governo da RAEM. As referidas edições, que tinham sido inicialmente publicadas em português, serão apresentadas pela Prof. Agnes Lam, da Universidade de Macau. Em seguida, será lançado um livro sobre a Culinária de Macau, onde a autora Catarina Ramos, tenta explicar o papel dos macaenses através dos tempos e a origem da cozinha que é preparada em casa destes dando receitas de pratos típicos que colhera ao longo de vários anos de ensino e que tem confecionado.

No final da sessão, o IIM vai ainda firmar um acordo com uma companhia para a instalação futura de máquinas para venda das suas publicações, que irão ser colocadas em vários locais de Macau, na promoção do conceito de Cidade Inteligente e de Macau. Uma máquina de livros, numa fase inicial, estará exposta no pavilhão do IIM, localizado nas zonas H21 e H23 da mostra.

O público interessado poderá assistir à sessão e visitar o espaço do IIM nos dias 11 e 12 de Dezembro, na Feira Internacional de Macau (MIF), que terá lugar no Venetian Macau, uma iniciativa com acesso público e que será realizada sob as medidas preventivas da situação epidémica do COVID-19.

Os livros ora apresentados beneficiam de um desconto quando adquiridos no stand do IIM durante a MIF.

O Painel, apresentado no primeiro dia da conferência focou-se na cooperação institucional entre a Universidade da Madeira e diversas universidades chinesas, através da apresentação de projetos de investigação tanto por investigadores portugueses como chineses.

FONTE: https://www.rtp.pt/madeira/sociedade/cooperacao-umachina-em-destaque-na-conferencia-portugal-china-scientific-research-cooperation_80401 

A Fundação Casa de Macau convida a assistir ao lançamento do livro Seis Reitores do Liceu de Macau, de António Aresta, que se irá realizar no próximo dia 10 de dezembro, pelas 18h00, no Centro de Documentação da Fundação Casa de Macau, no Príncipe Real, conforme convite que junto se envia.

A apresentação da obra será realizada pela Dra. Celina Veiga de Oliveira.

O evento será transmitido online, através deste link e a utilização de máscara durante o evento é obrigatória.

A primeira edição do Prémio A-MÁ acontecerá no dia 2 de Dezembro em Lisboa e Macau simultaneamente via Zoom

Destacaram o papel da cooperação das instituições de ensino superior na divulgação da língua portuguesa, na formação de quadros qualificados e na preparação para os desafios da era pós-pandémica

O Instituto Politécnico de Macau e o Instituto Politécnico de Setúbal recebem até sexta-feira a 11.ª Conferência do Fórum de Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES), transmitida simultaneamente na internet para países e regiões de língua portuguesa, para o Interior da China e para Macau.

O evento tem como objectivo “aproximar toda a comunidade académica, em especial decisores da política educativa, membros dos órgãos de gestão das instituições de ensino superior, administradores, docentes e investigadores”, com o intuito de reflectir sobre os principais temas estruturantes do ensino superior, assumindo-se como espaço de cooperação, partilha, aprendizagem e investigação de referência”. Ao longo desta semana, até sexta-feira, o evento vai reunir investigadores e instituições de ensino superior de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor.

No discurso de abertura, o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, começou por afirmar que o formato da conferência online se “enquadra perfeitamente no tema ‘A Cooperação no Ensino Superior dos Países e Regiões de Língua Portuguesa Perante os Desafios Globais’”. O Chefe de Estado agradeceu a hospitalidade do Instituto Politécnico de Setúbal e o “empenho particular do Instituto Politécnico de Macau”, e afirmou que o Ensino Superior tem de estar à altura dos desafios que o Mundo tem pela frente.

O Presidente português destacou o desempenho das instituições académicas durante as fases mais difíceis da pandemia, principalmente em termos de resposta científica, pedagógica e de apoio social aos estudantes e o serviço à comunidade. Mas também minimizando o impacto da pandemia, contribuindo com conhecimento importante para a testagem, criação de equipamentos e sensibilização para a vacinação.

“Como académico que sempre fui e serei, a dimensão mais importante da minha vida, mas também como Presidente da República Portuguesa, quero testemunhar-vos a solidariedade, em torno dos valores que são os nossos e são os vossos”, afirmou realçando o empenho das instituições, “no sentido de recomeçar e ressurgir neste período, quase, quase, quase pós-pandémico”.

Fonte: Plataforma

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) completou no dia 26 de Novembro, o seu 35.º aniversário.

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), além das tarefas que vem cumprindo de criação de redes entre as instituições de ensino superior, dedica-se hoje, também ao Programa Mobilidade AULP, dirigido aos estudantes. No âmbito deste Programa, tem sido possível financiar Bolsas de Viagem (OEI-AULP), para alunos que estudam em instituições de ensino superior em Portugal e no Brasil e Bolsas PROCULTURA PALOP-TL, dirigidas  a estudantes de licenciatura e mestrado em áreas relacionadas com a cultura. Acreditamos no caminho de desenvolvimento futuro da nossa associação.

Para relembrar alguns dos momentos do nosso passado e tradição, pode visualizar na página da AULP, no banner de aniversário, um vídeo comemorativo deste nosso aniversário: http://aulp.org/

O sucesso da AULP é, obviamente, o sucesso das Instituições de Ensino Superior que dela fazem parte e que, conjuntamente, contribuem para o desenvolvimento do ensino superior e para a difusão da língua portuguesa no mundo.

Neste contexto, não é apenas AULP que está de parabéns, mas também a sua instituição. Esperamos que esta união continue a ser proveitosa para todos.

Associação Amigos da Nova Rota da Seda (ANRS) e a Associação em Macau para a Cooperação Científica entre a China e os Países de Língua Portuguesa (ASCMAC) estão a coorganizar a Conferência “Portugal-China Scientific Research Cooperation” que se irá realizar nos dias 6 e 7 de dezembro de 2021.

No dia 6 o evento será das 9H-13H (hora Lisboa) de forma presencial no Centro Científico e Cultural de Macau (R. da Junqueira nº30, 1300-601 Lisboa) e Online (Zoom).

No dia 7 será das 9H-12H (hora de Lisboa) de forma Online a partir de Macau, através da plataforma Zoom.

Para mais informações, consulte o site do evento (https://www.portugalchinacooperation.com/) onde poderá encontrar o Programa, os Oradores que participarão e muito mais. Caso o evento seja do seu interesse, por favor clique em “Register” para se inscrever. A inscrição é obrigatória.

Participação Online

Zoom dia 6: link

Zoom dia 7: link

Este evento conta com a colaboração da Fundação Jorge Álvares, do Centro Científico e Cultural de Macau e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O lançamento do livro “…everyday is mine – The life of Pedro José Lobo”, de Marco Lobo,  no próximo dia 27 de Novembro, pelas 18:00 horas, no Salão Nobre do Instituto para os Assuntos Municipais (IAM), em Macau. A sessão contará com a presença do presidente do Conselho de Administração do IAM, José Tavares, e com as apresentações do autor, Marco Lobo, e do presidente do IIM, Jorge Rangel, que estarão em ligação online via Google Meet.

INSCRIÇÃO: R.S.V.P.: Antes de: 25.11.2021
INSTITUTO INTERNACIONAL DE MACAU
Rua de Berlim, Edf. Magnificient (Venus Court), 240, 2. andar (NAPE), Macau
Tel. (+853) 28751727 Email: iim@iimacau.org.mo

Será enviado o link de acesso aos interessados em acompanharem esta iniciativa online

O livro “Heirs of the Bamboo – Identity & Ambivalence Among the Eurasian Macanese”, de Marisa C. Gaspar, no próximo dia 18 de novembro, pelas 18h30.

A obra será apresentada pelo Prof. Carlos Piteira e pela autora, no Centro de Documentação da Fundação Casa de Macau, em Lisboa.

 É recomendada a utilização de máscara durante o evento.

A colecção de livros publicada pelo Instituto Internacional de Macau vai estar exposta na Universidade de Macau (UM) de 11 deste mês até ao dia 10 do próximo, no átrio da Biblioteca Wu Yee Sun.  Entre as obras expostas, figuram álbuns fotográficos e publicações sobre a História de Macau, gastronomia, memória e identidade Macaense e diversos trabalhos sobre o papel de Macau como plataforma de intercâmbio cultural e económico entre a China e os Países de Expressão Portuguesa e o desafio da sua integração na Área da Grande Baía, em chinês, português e inglês, na maioria publicadas com o patrocínio da Fundação Macau.

As obras poderão ser adquiridas com desconto especial de 50%, durante o período da exposição, na livraria Plaza Cultural, adjacente à mesma biblioteca da UM.

Para além destas edições, estarão em mostra alguns livros antigos de Direito e outros que pertenceram a Regina Quintanilha. Note-se que Regina Quintanilha foi das primeiras mulheres Portuguesas a licenciar-se em Direito na Universidade de Coimbra, tendo sido ela advogada, escritora e activista feminina.  Esses livros tinham ficado sob a guarda de João Pedro Coimbra, e se encontram actualmente depositados no IIM.

Antes da inauguração da exposição bibliográfica, no dia 11, a partir das 15:00 horas, decorrerá também a cerimónia de assinatura de acordo de cooperação entre a Universidade de Macau e o IIM, com o objectivo de fortalecer o intercâmbio e a cooperação entre as duas instituições, respeitante a actividades académicas, com enfoque na promoção, intercâmbio de informações, investigação, ligação digital entre os respectivos ficheiros e publicação de livros relacionados com Macau.

Recentemente, encontra-se viabilizado o sistema online para a consulta de edições do IIM, através da página electrónica da Biblioteca Wu Yee Sun, da Universidade de Macau (https://umlibrary.primo.exlibrisgroup.com/discovery/collectionDiscovery?vid=853UOM_INST:umlibrary&inst=853UOM_INST).

As iniciativas serão realizadas sob as medidas preventivas da situação epidémica do COVID-19.

Algumas das colecções dos livros do Instituto Internacional de Macau (IIM) também se encontram à venda. Os leitores são convidados para esta feira.

Data: 6 de Novembro a 14 de Novembro

Horário: 10h30-21h00 (segunda-feira – sexta-feira)

10h30-21h30 (sábado e domingo)

Local: Pavilhão polidesportivo do Tap Seac, localizado no Jardim Vasco da Gama

Divulgada a décima segunda edição do boletim trimestral CABAIA da Fundação Casa de Macau com o tema A LÍNGUA PORTUGUESA.

O Instituto Internacional de Macau (IIM) tem a honra de convidar V. Exa. para a Homenagem a José Maria Bártolo e lançamento de livros (“Pétalas ao Vento”, de José Maria Bártolo e “Sítios com Histórias” (Vols. 1 e 2), de Manuel V. Basílio), com lugar no auditório do IIM, no dia 5 de Novembro, sexta-feira, pelas 18:00 horas.

As apresentações serão realizadas por Eduardo Tavares e José Sales Marques.

Regional Connectivity:
Future Business in EEC-Thailand and the Greater Mekong Sub-Region

29 de outubro, às 11h30 de Lisboa

 

O Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM) vai organizar uma sessão, em língua inglesa, com SE Nongnuth Phetcharatana, Special Adviser on Foreign Affairs do Eastern Economic Corridor Office (EECO) da Tailândia, que irá fazer uma apresentação sobre a temática “Regional Connectivity: Future Business in EEC-Thailand and the Greater Mekong Sub-Region”.

A palestra terá início com uma breve introdução por parte de SE Krongkanit Rackcharoen, Embaixadora da Tailândia em Portugal, e incluirá ainda a participação do Dr. Eberhard J. Trempel, Diretor-Geral do German Global Trade Forum Berlin, do Prof. Doutor Nuno Canas Mendes, Presidente do Instituto do Oriente do ISCSP-ULisboa, e da Prof. Doutora Andrea Valente, Vice-Presidente do Instituto do Oriente do ISCSP-ULisboa.

O evento também será transmitido online, via Zoom, através do link de acesso ou do ID 896 8530 1475, com a senha de acesso CCCM2021.

A ANRS convida “Almoço Network” com o Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura com tema: Missão e Modus Operandi, como o patrocínio da FJA, a realizar-se no dia 29 de Outubro de 2021 as 13 horas, no Restaurante do Círculo Eça de Queiroz.

O Instituto Internacional de Macau (IIM) tem a honra de convidar o público para a cerimónia de inauguração da exposição do concurso de fotografias do IIM “A Macau que eu mais amo!”, a qual terá lugar no Pavilhão Chun Chou Tong, do Jardim Lou Lim Ieoc, no dia 26 de Outubro, terça-feira, pelas 18:00 horas.

Uma iniciativa conjunta do IIM, em co-organização com a Associação de Fotografia Digital de Macau, Clube Leo Macau Central, a Associação dos Embaixadores do Património de Macau, e com o patrocínio do Instituto Cultural do Governo da RAEM, a sessão incluirá a entrega de prémios aos vencedores deste concurso.

O evento, aberto aos participantes e ao público, estará sujeito às medidas preventivas da pandemia do COVID-19.

澳門國際研究所謹訂於10月26日(星期二)下午六時,假澳門盧廉若公園春草堂舉行 2021年「濠鏡情懷攝影比賽」攝影展開幕式, 誠摯邀請您的蒞臨指導。 是次活動獲澳門文化局贊助,澳門國際研究所與澳門數碼攝影學會、澳門濠江中央獅子會及澳門文物大使協會聯合舉辦。 活動期間將頒發獎品予是次比賽的得獎者。

由於新冠疫情關係,請各位參展者按衛生局指引,戴好口罩,並做好個人防疫措施。多謝您的理解及參與。

CICLO DE CONFERÊNCIAS “PORTUGAL NO ORIENTE” (12-15 de outubro)

No âmbito da exposição “Portugal no Oriente”, que termina no próximo dia 16, o IC-UA programou um ciclo de conferências dedicado ao tema.

As sessões serão presenciais (todas no Departamento de Línguas e Culturas da UA), com transmissão em direto, via zoom (ver link abaixo).

PROGRAMA

12 de outubro, 15h00, sala 2.1.11

José Eduardo Franco (Universidade Aberta), A paixão do padre António Vieira pelo Oriente?

13 de outubro, 11h00, sala 2.2.12

Renato Epifânio (Instituto de Filosofia da Universidade do Porto), Camilo Pessanha em Macau e Venceslau de Morais no Japão.

António de Abreu Freire (CLEPUL, Universidade de Lisboa), As alterações na Rota da Seda ao longo do tempo. Mudanças climáticas e Impérios

14 de outubro, 15h00, Auditório Aldónio Gomes

Jorge Rangel (Instituto Internacional de Macau), Macau como Região Especial da China, vinte anos depois

Jorge Tavares da Silva (DCSPT, Universidade de Aveiro), O contacto dos extremos e as vivências dos sabores

Isabel Morujão (Universidade do Porto), Asas para Oriente. Relato da primeira viagem aérea de Portugal a Macau (1924): texto, contexto e pretexto

 15 de outubro, 11h00, Auditório Aldónio Gomes

Paulo Osório (Universidade da Beira Interior), Algumas paisagens linguísticas a Oriente.

António Trigueiros (Diretor da Revista Brotéria), Jesuítas no Oriente, de Xavier (1541) a Tomás Pereira (1708)

  • Transmitidas em direto por zoom:

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84435199675?pwd=OVRWV1hxMGdvdXh6akVVTGMzeGJVQT09

ID da reunião: 844 3519 9675

Senha de acesso: 428979

Por ocasião do Dia Europeu das Fundações e Doadores o semanário Expresso publicou um artigo de opinião da Presidente do CPF, Maria do Céu Ramos.

A Fundação Casa de Macau tem a honra de apresentae o livro “Macau no tempo áureo do comércio”, de Maria Helena do Carmo, no próximo dia 14 de outubro, pelas 18h00. A obra será apresentada por Maria Teresa Ximenez, no Centro de Documentação da Fundação Casa de Macau, em Lisboa.

Após o lançamento da obra no dia 23 de setembro, o livro está disponível para consulta em nossa biblioteca digital

O lançamento ocorreu no auditório do Centro Científico Cultural de Macau e foi apresentado pelas autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. O evento também contou com as presenças ilustres do Presidente da Fundação Jorge Álvares, Gen. Garcia Leandro e da Presidente do CCCM, Carmen Amado Mendes.

A Fundação Casa de Macau tem a honra de divulgar a apresentação do livro “De Portugal a Macau (A viagem do Pátria)”, de José Sarmento de Beires, que terá lugar no próximo dia 10 de setembro, pelas 17h00, na Feira do Livro de Lisboa – Auditório Poente.

Lançado o Prémio Ler+ 2021

.

O Prémio Ler+, no valor de 10 000 euros, tem por finalidade reconhecer o trabalho realizado em prol da melhoria dos índices de leitura dos portugueses e da promoção do gosto pela leitura e pela escrita. Este prémio, instituído em 2018 pelo Plano Nacional de Leitura 2027, visa galardoar, em cada ano, personalidades ou entidades que se tenham destacado neste domínio, contando com o patrocínio exclusivo do "BPI| Fundação ”la Caixa”.

A submissão da candidatura à 4.ª edição do Prémio Ler+ decorre entre 22 de junho e 31 de agosto no formulário Prémio Ler+ 2021. Deverá entrar neste formulário pela ÁREA PÚBLICA.

Consulte o Regulamento

Os resultados serão divulgados na Conferência Anual do PNL2027, que se realiza no dia 27 de outubro.

Para mais informações, contactar cristina.sarmento@pnl2027.gov.pt (assunto: Prémio Ler+).

O Grand Lisboa Palace é inaugurado em Macau

.

A Sociedade de Jogos de Macau (SJM), com 22 casinos na capital mundial do jogo, inaugurou na sexta-feira, 30/07 parcialmente o Grand Lisboa Palace, investimento de 39 mil milhões de dólares de Hong Kong (4,2 mil milhões de euros). A construção teve início em 2014 e a inauguração do novo espaço de jogo e hotelaria da SJM chegou a estar prevista para 2017, mas o projeto sofreu vários atrasos ao longo dos anos. O "resort" ocupa mais de 500 mil metros quadrados no Cotai.

Programa “928 Startup Challenge - Business Plan Competition between students from China and Portuguese Speaking Countries

.

Programa de apresentação de planos/projetos de negócio inovadores e sustentáveis por parte de estudantes da China e dos Países de Língua Portuguesa cuja final terá lugar em Macau, de 21 a 23 de outubro de 2021

Para mais informações, visite o website https://928challenge.org

O CCCM promove conferência internacional em colaboração com o CETAPS

.

A conferência será realizada on-line nos dias 8 e 9 de Julho às 11:00 via Zoom. Acesse a conferência e o veja o programa através dos links abaixo.

A Fundação Casa de Macau prorroga o prazo de inscrição do Prémio A-MÁ

.

31 de Julho é o novo prazo de inscrição do Prémio A-MÁ

No dia 24 de Junho, O Instituto Internacional de Macau realizou sessão aberta ao público sobre o dia da cidade

.

Em comemoração ao Dia da Cidade, Dia de São João Batista e vitória de Macau em 1622, o Instituto Internacional de Macau (IIM) realizou uma sessão aberta ao público, com o apoio de dos parceiros.

Universidade de Macau apresenta prémios acadêmicos para graduados de destaque

.

A Universidade de Macau (UM) entregou no dia 18 de junho, 16 prémios acadêmicos a 65 recém-formados na Cerimônia de Apresentação do Prémio Acadêmico 2021. Em seu discurso, o vice-reitor da UM, Billy So, parabenizou os alunos e agradeceu aos doadores dos prémios acadêmicos. Na cerimônia foram entregues 16 tipos de prémios acadêmicos, como o
Prêmio Acadêmico da Fundação Jorge Álvares.

O CCCM realizará seminário sobre visões da China contemporânea

.



Seminário Permanente de História Institucional e Política

VISÕES SOBRE A CHINA CONTEMPORÂNEA

6 e 7 de Julho 2021, 18:00 às 19:30 (Hora de Lisboa), 14:00 às 15:30 (Hora de Brasília)

O Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM) promove, em parceria com o CHAM - Centro de Humanidades, o Seminário Permanente de História Institucional e Política “Visões sobre a China Contemporânea”, programado como atividade periódica do grupo Sociedade, Política e Instituições (SPI). O Seminário conta com a participação de oito investigadores que irão apresentar as suas investigações relacionadas com temáticas como a imagem internacional da China Contemporânea, Política Externa Chinesa e Propaganda Chinesa. A participação nos dois dias do seminário garante certificado de participação. O programa do seminário pode ser consultado aqui. A sessão online poderá ser assistida via Zoom, mediante inscrição através do seguinte link: tinyurl.com/8vz5dmzu

A FJA patrocinou conferência Health and Wellbeing New Silk Road co-organizada pela ANRS e pela Universidade de Aveiro

.

A FJA patrocinou a conferência co-organizada pela Associação Amigos da Nova Rota da Seda e Universidade de Aveiro [Instituto Confúcio e Escola Superior de Saúde], que se realizou no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro no dia 27 de Maio de 2021. Para mais informações, poderá consultar https://www.healthwellbeingnewsilkroadconference.mhs.pt/

A FJA apoia o IV Festival de Música de Mafra 2021

.

A Câmara Municipal de Mafra recebe o apoio da Fundação Jorge Álvares para realizar o IV Festival de Música de Mafra - Filipe de Souza de 15/05 a 26/06 - O Evento será transmitido em direto na página da Câmara de Mafra no Facebook e tem entrada gratuita mediante levantamento de ingressos nos Postos de Turismo de Mafra e Ericeira - Será obrigatório o uso de máscara

A Fundação Casa de Macau anuncia o Prémio A-Má

.

A Fundação Casa de Macau tem a honra de anunciar o Prémio A-Má, uma iniciativa que pretende incentivar e premiar o talento e a criatividade no âmbito da divulgação e da valorização da identidade macaense, em particular na sua expressão literária. As candidaturas decorrem até 30 de junho e serão atribuídos prémios ao 1º e 2º classificados. Para mais informações consulte o regulamento aqui ou contacte fundacaocasamacau@fcmacau.pt

Iniciou-se o Programa de Bolsas de Mestrado e Doutoramento do Ministério do Comércio (MOFCOM)

.

A Fundação Jorge Álvares apoia a divulgação do Programa de Bolsas de Mestrado e Doutoramento do Ministério do Comércio (MOFCOM), juntos a Secção Económica e Comercial da Embaixada da República Popular da China em Portugal.

O Centro Científico e Cultural de Macau realiza ciclo de palestras online

.

O Tema central das palestras é o ensino da Língua Portuguesa em Macau e na China e ao Ensino do Chinês em Portugal, bem como ao encontro de ambas as línguas, o Crioulo Sino-Português, a partir de Macau. Palestra 1: “A Língua Portuguesa em Macau e na China”, 9 de março de 2021, 9h30. Palestra 2: “A Língua Chinesa e o Crioulo Sino-Português (Patuá) em Portugal e Macau”, 24 de março de 2021, 9h30. Palestra 3: “Os Crioulos de Origem Portuguesa” em data a anunciar.

A AULP anuncia abertura de candidaturas do Prémio Fernão Mendes Pinto 2021

.

O prémio atribuído anualmente galardoa dissertação de mestrado ou doutoramento que contribua para a aproximação das Comunidades de Língua Portuguesa, explicitando relações entre comunidades de, pelo menos, dois países. O valor do Prémio Fernão Mendes Pinto é de 8.000€ (oito mil euros) a atribuir numa parceria conjunta entre a AULP e a CPLP ao autor premiado e cuja publicação será da responsabilidade do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Palestra 2: “A Língua Chinesa e o Crioulo Sino-Português (Patuá) em Portugal e Macau”, 24 de março de 2021, 9h30. Palestra 3: “Os Crioulos de Origem Portuguesa” em data a anunciar.

O Instituto Internacional de Macau promoveu lançamento de livro

.

Pensador com grandes afinidades com o existecialismo cristão, entrelaçado com as paisagens exteriores da vida, colocando acima do positivismo teológico, o Pe. Massa teve Macau sempre no seu imaginário, que deixou em poemas, alguns transcritos nesta edição de livro que conta também com testemunhos dos seus alunos, o padre Américo Casado e Eduardo Francisco Tavares, entre outros reunidos e recordados pelos membros da Associação dos Antigos Alunos do Seminário de S. José de Macau e por muitas outras pessoas atentas à persistência do legado português.

ISEG realiza conferência patrocinada pela FJA

.

Em novembro realizou-se a conferência sobre Cross Cultural Management entre Portugal e China.

A FJA apoia o Festival de Música de Mafra 2020

.

A quarta edição do festival organizada pela Câmara Municipal Mafra contou com o apoio da FJA.

MAPA DO SITE