acompanhe as nossas atividades

NOTÍCIAS E DESTAQUES

Fundação Jorge Álvares lança Prémios a estudos acadêmicos 2021

豪尔赫·阿尔瓦雷斯基金会(Jorge Álvares Foundation)颁发 2021 年学术研究奖

CICLO DE CONFERÊNCIAS “PORTUGAL NO ORIENTE” (12-15 de outubro)

No âmbito da exposição “Portugal no Oriente”, que termina no próximo dia 16, o IC-UA programou um ciclo de conferências dedicado ao tema.

As sessões serão presenciais (todas no Departamento de Línguas e Culturas da UA), com transmissão em direto, via zoom (ver link abaixo).

PROGRAMA

12 de outubro, 15h00, sala 2.1.11

José Eduardo Franco (Universidade Aberta), A paixão do padre António Vieira pelo Oriente?

13 de outubro, 11h00, sala 2.2.12

Renato Epifânio (Instituto de Filosofia da Universidade do Porto), Camilo Pessanha em Macau e Venceslau de Morais no Japão.

António de Abreu Freire (CLEPUL, Universidade de Lisboa), As alterações na Rota da Seda ao longo do tempo. Mudanças climáticas e Impérios

14 de outubro, 15h00, Auditório Aldónio Gomes

Jorge Rangel (Instituto Internacional de Macau), Macau como Região Especial da China, vinte anos depois

Jorge Tavares da Silva (DCSPT, Universidade de Aveiro), O contacto dos extremos e as vivências dos sabores

Isabel Morujão (Universidade do Porto), Asas para Oriente. Relato da primeira viagem aérea de Portugal a Macau (1924): texto, contexto e pretexto

 15 de outubro, 11h00, Auditório Aldónio Gomes

Paulo Osório (Universidade da Beira Interior), Algumas paisagens linguísticas a Oriente.

António Trigueiros (Diretor da Revista Brotéria), Jesuítas no Oriente, de Xavier (1541) a Tomás Pereira (1708)

  • Transmitidas em direto por zoom:

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84435199675?pwd=OVRWV1hxMGdvdXh6akVVTGMzeGJVQT09

ID da reunião: 844 3519 9675

Senha de acesso: 428979

Por ocasião do Dia Europeu das Fundações e Doadores o semanário Expresso publicou um artigo de opinião da Presidente do CPF, Maria do Céu Ramos.

A Fundação Casa de Macau tem a honra de apresentae o livro “Macau no tempo áureo do comércio”, de Maria Helena do Carmo, no próximo dia 14 de outubro, pelas 18h00. A obra será apresentada por Maria Teresa Ximenez, no Centro de Documentação da Fundação Casa de Macau, em Lisboa.

Após o lançamento da obra no dia 23 de setembro, o livro está disponível para consulta em nossa biblioteca digital

O lançamento ocorreu no auditório do Centro Científico Cultural de Macau e foi apresentado pelas autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. O evento também contou com as presenças ilustres do Presidente da Fundação Jorge Álvares, Gen. Garcia Leandro e da Presidente do CCCM, Carmen Amado Mendes.

A Fundação Casa de Macau tem a honra de divulgar a apresentação do livro “De Portugal a Macau (A viagem do Pátria)”, de José Sarmento de Beires, que terá lugar no próximo dia 10 de setembro, pelas 17h00, na Feira do Livro de Lisboa – Auditório Poente.

Lançado o Prémio Ler+ 2021

.

O Prémio Ler+, no valor de 10 000 euros, tem por finalidade reconhecer o trabalho realizado em prol da melhoria dos índices de leitura dos portugueses e da promoção do gosto pela leitura e pela escrita. Este prémio, instituído em 2018 pelo Plano Nacional de Leitura 2027, visa galardoar, em cada ano, personalidades ou entidades que se tenham destacado neste domínio, contando com o patrocínio exclusivo do "BPI| Fundação ”la Caixa”.

A submissão da candidatura à 4.ª edição do Prémio Ler+ decorre entre 22 de junho e 31 de agosto no formulário Prémio Ler+ 2021. Deverá entrar neste formulário pela ÁREA PÚBLICA.

Consulte o Regulamento

Os resultados serão divulgados na Conferência Anual do PNL2027, que se realiza no dia 27 de outubro.

Para mais informações, contactar cristina.sarmento@pnl2027.gov.pt (assunto: Prémio Ler+).

O Grand Lisboa Palace é inaugurado em Macau

.

A Sociedade de Jogos de Macau (SJM), com 22 casinos na capital mundial do jogo, inaugurou na sexta-feira, 30/07 parcialmente o Grand Lisboa Palace, investimento de 39 mil milhões de dólares de Hong Kong (4,2 mil milhões de euros). A construção teve início em 2014 e a inauguração do novo espaço de jogo e hotelaria da SJM chegou a estar prevista para 2017, mas o projeto sofreu vários atrasos ao longo dos anos. O "resort" ocupa mais de 500 mil metros quadrados no Cotai.

Programa “928 Startup Challenge - Business Plan Competition between students from China and Portuguese Speaking Countries

.

Programa de apresentação de planos/projetos de negócio inovadores e sustentáveis por parte de estudantes da China e dos Países de Língua Portuguesa cuja final terá lugar em Macau, de 21 a 23 de outubro de 2021

Para mais informações, visite o website https://928challenge.org

O CCCM promove conferência internacional em colaboração com o CETAPS

.

A conferência será realizada on-line nos dias 8 e 9 de Julho às 11:00 via Zoom. Acesse a conferência e o veja o programa através dos links abaixo.

A Fundação Casa de Macau prorroga o prazo de inscrição do Prémio A-MÁ

.

31 de Julho é o novo prazo de inscrição do Prémio A-MÁ

No dia 24 de Junho, O Instituto Internacional de Macau realizou sessão aberta ao público sobre o dia da cidade

.

Em comemoração ao Dia da Cidade, Dia de São João Batista e vitória de Macau em 1622, o Instituto Internacional de Macau (IIM) realizou uma sessão aberta ao público, com o apoio de dos parceiros.

Universidade de Macau apresenta prémios acadêmicos para graduados de destaque

.

A Universidade de Macau (UM) entregou no dia 18 de junho, 16 prémios acadêmicos a 65 recém-formados na Cerimônia de Apresentação do Prémio Acadêmico 2021. Em seu discurso, o vice-reitor da UM, Billy So, parabenizou os alunos e agradeceu aos doadores dos prémios acadêmicos. Na cerimônia foram entregues 16 tipos de prémios acadêmicos, como o
Prêmio Acadêmico da Fundação Jorge Álvares.

O CCCM realizará seminário sobre visões da China contemporânea

.



Seminário Permanente de História Institucional e Política

VISÕES SOBRE A CHINA CONTEMPORÂNEA

6 e 7 de Julho 2021, 18:00 às 19:30 (Hora de Lisboa), 14:00 às 15:30 (Hora de Brasília)

O Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM) promove, em parceria com o CHAM - Centro de Humanidades, o Seminário Permanente de História Institucional e Política “Visões sobre a China Contemporânea”, programado como atividade periódica do grupo Sociedade, Política e Instituições (SPI). O Seminário conta com a participação de oito investigadores que irão apresentar as suas investigações relacionadas com temáticas como a imagem internacional da China Contemporânea, Política Externa Chinesa e Propaganda Chinesa. A participação nos dois dias do seminário garante certificado de participação. O programa do seminário pode ser consultado aqui. A sessão online poderá ser assistida via Zoom, mediante inscrição através do seguinte link: tinyurl.com/8vz5dmzu

A FJA patrocinou conferência Health and Wellbeing New Silk Road co-organizada pela ANRS e pela Universidade de Aveiro

.

A FJA patrocinou a conferência co-organizada pela Associação Amigos da Nova Rota da Seda e Universidade de Aveiro [Instituto Confúcio e Escola Superior de Saúde], que se realizou no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro no dia 27 de Maio de 2021. Para mais informações, poderá consultar https://www.healthwellbeingnewsilkroadconference.mhs.pt/

A FJA apoia o IV Festival de Música de Mafra 2021

.

A Câmara Municipal de Mafra recebe o apoio da Fundação Jorge Álvares para realizar o IV Festival de Música de Mafra - Filipe de Souza de 15/05 a 26/06 - O Evento será transmitido em direto na página da Câmara de Mafra no Facebook e tem entrada gratuita mediante levantamento de ingressos nos Postos de Turismo de Mafra e Ericeira - Será obrigatório o uso de máscara

A Fundação Casa de Macau anuncia o Prémio A-Má

.

A Fundação Casa de Macau tem a honra de anunciar o Prémio A-Má, uma iniciativa que pretende incentivar e premiar o talento e a criatividade no âmbito da divulgação e da valorização da identidade macaense, em particular na sua expressão literária. As candidaturas decorrem até 30 de junho e serão atribuídos prémios ao 1º e 2º classificados. Para mais informações consulte o regulamento aqui ou contacte fundacaocasamacau@fcmacau.pt

Iniciou-se o Programa de Bolsas de Mestrado e Doutoramento do Ministério do Comércio (MOFCOM)

.

A Fundação Jorge Álvares apoia a divulgação do Programa de Bolsas de Mestrado e Doutoramento do Ministério do Comércio (MOFCOM), juntos a Secção Económica e Comercial da Embaixada da República Popular da China em Portugal.

O Centro Científico e Cultural de Macau realiza ciclo de palestras online

.

O Tema central das palestras é o ensino da Língua Portuguesa em Macau e na China e ao Ensino do Chinês em Portugal, bem como ao encontro de ambas as línguas, o Crioulo Sino-Português, a partir de Macau. Palestra 1: “A Língua Portuguesa em Macau e na China”, 9 de março de 2021, 9h30. Palestra 2: “A Língua Chinesa e o Crioulo Sino-Português (Patuá) em Portugal e Macau”, 24 de março de 2021, 9h30. Palestra 3: “Os Crioulos de Origem Portuguesa” em data a anunciar.

A AULP anuncia abertura de candidaturas do Prémio Fernão Mendes Pinto 2021

.

O prémio atribuído anualmente galardoa dissertação de mestrado ou doutoramento que contribua para a aproximação das Comunidades de Língua Portuguesa, explicitando relações entre comunidades de, pelo menos, dois países. O valor do Prémio Fernão Mendes Pinto é de 8.000€ (oito mil euros) a atribuir numa parceria conjunta entre a AULP e a CPLP ao autor premiado e cuja publicação será da responsabilidade do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Palestra 2: “A Língua Chinesa e o Crioulo Sino-Português (Patuá) em Portugal e Macau”, 24 de março de 2021, 9h30. Palestra 3: “Os Crioulos de Origem Portuguesa” em data a anunciar.

O Instituto Internacional de Macau promoveu lançamento de livro

.

Pensador com grandes afinidades com o existecialismo cristão, entrelaçado com as paisagens exteriores da vida, colocando acima do positivismo teológico, o Pe. Massa teve Macau sempre no seu imaginário, que deixou em poemas, alguns transcritos nesta edição de livro que conta também com testemunhos dos seus alunos, o padre Américo Casado e Eduardo Francisco Tavares, entre outros reunidos e recordados pelos membros da Associação dos Antigos Alunos do Seminário de S. José de Macau e por muitas outras pessoas atentas à persistência do legado português.

ISEG realiza conferência patrocinada pela FJA

.

Em novembro realizou-se a conferência sobre Cross Cultural Management entre Portugal e China.

A FJA apoia o Festival de Música de Mafra 2020

.

A quarta edição do festival organizada pela Câmara Municipal Mafra contou com o apoio da FJA.

Chinese (Simplified)PortugueseEnglish