Foi num ambiente de grande alegria e entusiasmo que decorreu no dia 10 de abril, no auditório do CCCM, em Lisboa, a sessão final do concurso de leitura “Almada na Rota do Oriente”, destinado aos alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas do concelho de Almada, o qual foi organizado pelo Centro Cultural Fernão Mendes Pinto e concebido em parceria estratégica com a Fundação Jorge Álvares e o Centro Científico e Cultural de Macau.

Após uma visita guiada durante a manhã dos jovens e professores ao Museu de Macau, seguida de almoço, ao início da tarde foi aberta a sessão pela Dra. Ana Cristina Alves, em representação do CCCM e do júri, seguida das intervenções das Professoras Adelaide Silva e Isabel Braga, do Centro Cultural Mendes Pinto e da Dra. Carmo Lourenço, Diretora-Geral da FJA, principal mecenas da inicitiva.
Posteriormente, realizou-se a prestação das provas dos alunos finalistas do 2º ciclo, que tiveram por objeto o livro Uma Aventura em Macau, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada; seguida da realização das provas dos alunos do 3º ciclo, as quais se reportaram à obra Navio Mistério – A Nau do Trato, também das ditas autoras, editada em 2021, pela FJA.
Findas as provas, teve lugar um especial momento em que o Mestre Joaquim Ng Pereira dissertou sobre a origem do patuá e recitou, nesse dialeto, um belíssimo poema do poeta macaense José dos Santos Ferreira (Adé).
O júri, composto pelo Professor João Paulo Proença, em representação da Rede de Bibliotecas Escolares, pela Dra. Rute Moura, em representação das Blibliotecas Municipais de Almada e pela Dra. Ana Cristina Alves, em representação do CCCM, foi confrontado com a dificil tarefa de escolher os vencedores, uma vez que todos os doze finalistas foram excecionais na sua prestação e estão, por isso, todos de parabéns. Depois de muito conferenciar, enquanto os participantes tomavam um lanche, o Júri nomeou como vencedores os alunos seguintes:
- Beatriz Gonçalves, que frequenta o 5ºano, do AE António Gedeão (EB Comandante Conceição e Silva).
- Maria Inês Mouga, que frequenta o 9ºano, do AE Anselmo de Andrade, vencedora da prova do 3º ciclo.


As vencedoras foram premiadas com um e-reader (leitor de livros digital), tendo todos os finalistas rebido um diploma e, tal como todos os participantes presentes na sessão e professores, recebido um exemplar da obra Navio Mistério – A Nau do Trato.

Para grande surpresa de (quase) todos, a Professora Isabel Alçada, uma das autoras dos livros selecionados para o concurso, compareceu na sessão para assistir à nomeação dos vencedores, interagir com os participantes e responder às perguntas que estes lhe quiseram colocar.
Posteriormente ao encerramento da sessão pela Presidente do CCCM, Profª Doutora Carmen Amado Mendes, seguiram-se as habituais fotografias de grupo e uma sessão de autógrafos da autora Isabel Alçada que, assim, personalizou os exemplares oferecidos.
