Criado em 2008 por João O. Botas, o blogue Macau Antigo constitui o maior acervo documental online sobre a história de Macau e é acessível de forma gratuita. Conta com mais de dois milhões de visitantes desde a sua criação, tendo sido publicados mais de 5.500 posts. Todos os dias são disponibilizados novos conteúdos.
Pelo seu indiscutível interesse o projeto tem merecido o apoio da FJA desde 2017, destacando-se a sua relevância não só para os naturais de Macau, mas para todos aqueles que de algum modo viveram ou tiveram familiares e amigos a viver em Macau.
Segundo os dados estatísticos da plataforma onde o blogue está alojado, mais de metade (55%) dos cerca de 2,5 milhões de leitores é oriunda de Portugal (23%), EUA (18%) e Macau (14%). Seguem-se Brasil (9%), Rússia (8%), Alemanha (5%), Hong Kong (2%), Suécia, Itália e Países Baixos (1%). A explicação para
estes valores, para além de Portugal e Macau, está nas comunidades macaenses na diáspora e também nas pessoas que se dedicam à investigação histórica, nomeadamente sobre a Ásia, estudantes e professores. Estes últimos estão entre os que mais vezes contactam o blogue solicitando informações.
De acordo com João Botas foi a paixão pela história de Macau e as lembranças do território onde viveu grande parte da adolescência que o levou a criar na internet um espaço que desse a conhecer a história de Macau de forma atrativa, numa linguagem acessível a toldos e complementada por elementos pictóricos.
João Botas é jornalista desde 1988. Licenciado em Comunicação Social pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Nova de Lisboa, é autor das obras Liceu de Macau 1893-1999, Macau 1937-1945: os anos da guerra, Casa de Macau em Portugal 1966-2016 e Biografia de Manuel da Silva Mendes. É ainda co-autor do livro Wartime, Macau – Under the Japanese Shadow.
Viste o blogue em www.macauantigo.blogspot.com