A Fundação Jorge Alvares apoia duas edições de grande relevância histórica, promovidas pela ORIK – Associação de Defesa do Património de Ourique.
“O Sonho de Voar”, de Joaquim Falcão de Lima, celebra o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau. Esta obra recorda a viagem pioneira realizada em 1924 por Brito Pais, Sarmento de Beires e Manuel Gouveia, que, a bordo do avião Pátria, percorreram mais de 17.000 quilómetros numa notável demonstração de inovação e resiliência. Joaquim Falcão de Lima, economista e historiador, mergulha nas memórias deste feito épico, e a obra será apresentada ao público no Museu do Ar, em Sintra, no dia 13 de setembro, às 18h30.
A outra obra, “Parecer e Ser – Excursus Vital de D. António Paes Godinho, Bispo de Nanquim”, de José António Falcão, relata a vida de D. António Paes Godinho, um dos grandes vultos da Igreja Portuguesa no reinado de D. João V. Natural de Garvão, Ourique, D. António Paes Godinho destacou-se pela sua influência religiosa e política, apesar de nunca ter assumido a sua função como bispo de Nanquim, na China. Esta obra, de elevada importância histórica, foi apresentada ao público no segundo trimestre de 2024. Para mais detalhes sobre a história de D. António Paes Godinho, remete-se para o artigo publicado na newsletter da FJA de setembro, que se encontra acima desta notícia no nosso website.