Fundação Jorge Álvares apoia duas importantes edições da ORIK

A Fundação Jorge Alvares apoia duas edições de grande relevância histórica, promovidas pela ORIK – Associação de Defesa do Património de Ourique.

“O Sonho de Voar”, de Joaquim Falcão de Lima, celebra o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau. Esta obra recorda a viagem pioneira realizada em 1924 por Brito Pais, Sarmento de Beires e Manuel Gouveia, que, a bordo do avião Pátria, percorreram mais de 17.000 quilómetros numa notável demonstração de inovação e resiliência. Joaquim Falcão de Lima, economista e historiador, mergulha nas memórias deste feito épico, e a obra será apresentada ao público no Museu do Ar, em Sintra, no dia 13 de setembro, às 18h30.

A outra obra, “Parecer e Ser – Excursus Vital de D. António Paes Godinho, Bispo de Nanquim”, de José António Falcão, relata a vida de D. António Paes Godinho, um dos grandes vultos da Igreja Portuguesa no reinado de D. João V. Natural de Garvão, Ourique, D. António Paes Godinho destacou-se pela sua influência religiosa e política, apesar de nunca ter assumido a sua função como bispo de Nanquim, na China. Esta obra, de elevada importância histórica, foi apresentada ao público no segundo trimestre de 2024. Para mais detalhes sobre a história de D. António Paes Godinho, remete-se para o artigo publicado na newsletter da FJA de setembro, que se encontra acima desta notícia no nosso website.

Anterior Recomposição dos Órgãos Sociais da FJA

EGovt City Hall

Contactos

Rua Castilho, 39 (Edif. Castil) – 11º Andar – Letra I – 1250-068 Lisboa

Segunda – Sexta: 10h00 – 18h00

City Map View

Subscreva a Newsletter FJA

Receba as notícias, eventos e outras informações relevantes da Fundação.

Fundação Jorge Álvares © 2024. Todos os direitos reservado