

No passado dia 29 de março, teve lugar, na sede da Associação Portuguesa dos Amigos da Cultura Chinesa, a cerimónia de formalização da atribuição do título de Membro Honorário à Fundação Jorge Álvares, com a entrega oficial do respetivo certificado. Esta cerimónia integrou-se no início da sessão de apresentação do livro infantojuvenil Encontros na Cidade Proibida, das autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, editado pela Fundação.
A cerimónia foi presidida pela Prof.ª Doutora Wang Suoying, Presidente da Associação e contou com a presença da Vice-Presidente da Associação, Dra. Helena Mouro, da Conselheira Cultural da Embaixada da República Popular da China, Dra. Gan Ping, das Professoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e de diversos convidados, tendo a Fundação Jorge Álvares estado, por seu lado, representada, pela Presidente, Dra. Maria Celeste Hagatong, pelos Curadores Eng.ª Alexandra Costa Gomes, Dr. Jorge Rangel e Dr. Rui Soares Santos, e pela Diretora-Geral, Dra. Maria do Carmo Lourenço.
Na sua intervenção, a Prof.ª Wang Suoying justificou a entrega do certificado destacando o papel da Fundação na aproximação entre Portugal e a China, sublinhando que a sua atividade, desde a criação, tem contribuído de forma consistente para o fortalecimento das relações entre os dois países.
O certificado foi entregue à Presidente da Fundação, Dra. Maria Celeste Hagatong, que agradeceu, em nome da Fundação Jorge Álvares, a distinção atribuída pela Associação Portuguesa dos Amigos da Cultura Chinesa, manifestando ainda o orgulho e a honra de receber este galardão, e sublinhando o significado especial do reconhecimento, recebido no ano em que a Fundação assinalou o seu 25.º aniversário, celebrado a 19 de dezembro de 2024.
A Presidente da FJA aproveitou a ocasião para destacar a natureza representativa da Fundação, que integra nos seus órgãos sociais cidadãos portugueses, macaenses e chineses, residentes tanto em Portugal como em Macau. Destacou ainda a colaboração incansável da Prof.ª Doutora Wang Suoying, membro do Conselho Consultivo da FJA, cuja disponibilidade e empenho têm sido constantes no percurso da instituição.