A vencedora da 3ª Edição dos Prémios da Fundação Jorge Álvares 2023, destinado a alunos de mestrado e doutoramento de Instituições de Ensino Superior em Portugal, na China Continental e RAEM, é a candidata Zhong Caiyan, doutorada com louvor e distinção, em dezembro de 2023, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
A vencedora, a par de uma outra candidata, concorreu ao tema “Estudos lusófonos na linguística e na cultura e a sua influência na Ásia” com o trabalho intitulado “Rumo à Ásia oriental: a presença portuguesa na China entre os séculos XVI-XX”, selecionado pela mencionada Faculdade.
O Júri nomeado para avaliação dos trabalhos, composto pelo Embaixador José Manuel Duarte de Jesus, na qualidade de Presidente em representação da FJA, e pelos vogais, Professora Doutora Isabel Murta Pina e Professor Doutor Jorge Santos Alves, decidiu por unanimidade atribuir o Prémio FJA 2023 à candidata Zhong Caiyan.
Não se verificaram candidaturas para os temas “Análise comparativa dos enquadramentos legais do Investimento Direto Estrangeiro na China e nos Países de Língua Portuguesa” e “Oportunidades de cooperação de Portugal com a China na área da Grande Baía Hong Kong-Macau-Guangzhou”.
A FJA felicita a vencedora pelo seu trabalho e dedicação, desejando a continuação de muito sucesso para o seu percurso académico e profissional.