
Na sessão que teve lugar no passado dia 29 de março, na sede da Associação Portuguesa dos Amigos da Cultura Chinesa, de que é Presidente a Prof.ª Doutora Wang Suoying, também membro do Conselho Consultivo da Fundação Jorge Álvares, foi apresentado o livro infantojuvenil editado pela FJA “Encontros na Cidade Proibida”, das autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, com ilustrações de Rui Sousa.
A iniciativa, organizada em conjunto pela Associação Portuguesa dos Amigos da Cultura Chinesa, pela Fundação Jorge Álvares e pela Escola Chinesa Molihua, contou com a presença da Conselheira Cultural da Embaixada da República Popular da China, Dra. Gan Ping, da Presidente da FJA, Dra. Maria Celeste Hagatong, da Presidente e da Vice-Presidente da Associação, respetivamente Prof.ª Doutora Wang Suoying e Dra. Helena Mouro, dos Curadores da FJA Eng.ª Maria Alexandra Costa Gomes, Dr. Jorge Rangel e Dr. Rui Soares Santos, da Diretora-Geral, Dra. Maria do Carmo Lourenço, assim como de inúmeros convidados.
Na sua intervenção, a Conselheira Cultural da Embaixada da República Popular da China, Dra. Gan Ping, felicitou os organizadores da sessão, exprimindo a sua satisfação por estar presente no evento e salientou que “no livro Encontros na Cidade Proibida, a Cidade Proibida serve como uma janela, a mostrar a profundidade e a inclusão da civilização chinesa com 5.000 anos; este evento, por intermédio do livro, constrói uma ponte de aprendizagem mútua entre civilizações, permitindo a um número crescente de amigos portugueses serem informados sobre a Cidade Proibida, património cultural mundial, aprofundem ainda mais a sua compreensão e perceção da cultura chinesa e aproximem os povos dos dois países”. Acrescentou ainda que “o intercâmbio cultural entre a China e Portugal assemelha-se a uma árvore verdejante com ramos fortes e folhas exuberantes, e constitui um laço cultural que liga os dois povos, de mãos dadas e com sintonia de ideias, ultrapassando as montanhas e mares e implementando de maneira viva a iniciativa de civilização global proposta pelo Secretário-Geral Xi Jinping.”


A apresentação do livro foi seguida por uma singular e animada sessão de leitura de excertos da obra, protagonizada por alunos chineses e portugueses da Escola Chinesa Molihua. Os alunos chineses leram passagens em português, enquanto os alunos portugueses o fizeram em chinês.
A sessão terminou com a oferta de exemplares do livro aos presentes e uma sessão de autógrafos pelas autoras.



Mais do que uma aventura fascinante e animada, o livro “Encontros na Cidade Proibida” dá a conhecer a vida e obra de Tomás Pereira, missionário jesuíta português que, no século XVII, partiu para o Oriente e viveu em Pequim durante 35 anos, adotando o nome chinês de Xu Risheng. Estabeleceu contacto direto com o Imperador da China, no ambiente misterioso e grandioso da Cidade Proibida. A obra inclui ainda um conjunto de informação histórica relevante sobre a época, a China Imperial e para além de Tomás Pereira, evidencia a importância dos Jesuítas na história do relacionamento entre o mundo Ocidental e o mundo Oriental.
Este é o terceiro volume da coleção infantojuvenil editada pela Fundação Jorge Álvares, que se iniciou com livro “Missão Impossível”, seguida do livro “Navio Mistério, a Nau do Trato”, lançados, respetivamente em 2014 e 2021. O livro “Encontros na Cidade Proibida”, tal como os anteriores, trata-se de uma edição não comercial, distribuída gratuitamente por mais de 1500 bibliotecas escolares públicas e privadas de todo o país, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira, bem como pelas escolas portuguesas no estrangeiro, com destaque para a Escola Portuguesa de Macau. Os livros encontram-se disponíveis em versão e-book na Biblioteca Digital da Fundação Jorge Álvares, podendo ser gratuitamente descarregado em PDF, EPUB ou MOBI através do link https://jorgealvares.com/biblioteca-digital/.